O Poupatempo comemora nesta quarta-feira (20), 24 anos de funcionamento e atendimento à população. Desde a inauguração da primeira unidade, a da Sé, na capital paulista, o programa se tornou referência pela qualidade e eficiência na oferta de serviços públicos no estado de São Paulo. Até o momento, já foram mais de 640 milhões de atendimentos prestados em todos os postos.
“Estamos felizes por completarmos mais de duas décadas de Programa Poupatempo. Ampliar a oferta de serviços digitais e manter a qualidade dos atendimentos presenciais, nossa marca registrada, é o que nos coloca cada vez mais próximos e presentes na vida da população. Seguiremos trabalhando duro para atender, cada vez mais e melhor, com inovações, prezando sempre pela empatia e cuidado com os cidadãos”, reforça Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado que administra o Poupatempo.
Ao longo dos seus 24 anos de existência, o Poupatempo se modernizou para estar cada vez mais presente na vida das pessoas. Com o início da pandemia, em março de 2020, a Prodesp, responsável pela administração do Programa, acelerou o processo de digitalização dos serviços para melhor atender a população. Já são mais de 150 opções eletrônicas no portal – www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.
Hoje, 83% dos atendimentos realizados são feitos pelos canais digitais. Entre os meses de janeiro e setembro de 2021, foram 24,3 milhões de solicitações concluídas de forma remota, contra 5,4 presenciais.
Os 86 postos do Poupatempo atendem, de forma presencial, apenas os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a primeira via do RG e renovação do documento com alteração de dados, além de transferência interestadual e a alteração nas características do veículo, por exemplo. O agendamento é obrigatório e deve ser feito previamente pelo portal, app ou totens.
Poupatempo da Sé
O Poupatempo comemora aniversário no mesmo dia em que a primeira unidade do programa, a da Sé, foi oficialmente aberta para o atendimento ao público. Desde a inauguração, em 1997, o posto, localizado no centro da capital, na Praça do Carmo, já conta com mais de 60 milhões de atendimentos prestados, 286 mil só neste ano.