Ícone do site Rápido no Ar

População idosa cresce e exige novas políticas públicas, alerta presidente da Câmara

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Everton Ferreira (PSD), alertou sobre a necessidade urgente de implantação de mais políticas públicas voltadas à população idosa. A declaração foi feita nesta quarta-feira (21) durante a abertura da 3ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, no CAMPL Patrulheiro.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, a conferência reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para discutir medidas que assegurem qualidade de vida, saúde e cidadania aos idosos.

Crescimento da população idosa em Limeira

Segundo dados da Fundação Seade, 18,6% da população limeirense tem mais de 60 anos, o que representa 54.544 pessoas. A tendência, porém, é de crescimento. Atualmente, o maior grupo populacional da cidade está na faixa de 35 a 44 anos — e, em até 25 anos, essa parcela também será composta por idosos.

“É preciso começar a planejar agora o futuro de Limeira diante desse novo cenário demográfico. O envelhecimento populacional não é um desafio do amanhã, é do presente”, afirmou Everton.

Políticas públicas em diversos eixos

O presidente da Câmara defendeu que o poder público atue em várias frentes, como:

Everton ainda informou que vai trabalhar essas pautas em conjunto com o vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara. “O Dr. Marcelo já tem como bandeira o envelhecimento saudável, e queremos unir esforços para garantir um futuro mais digno para os idosos limeirenses”, declarou.

Conferência propôs diretrizes e elegeu delegados

O evento, promovido pelo Ceprosom em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), seguiu até esta quinta-feira (22). Ao final dos trabalhos, os participantes votaram propostas para o município e elegeram os delegados que representarão Limeira na conferência estadual.

As vereadoras Mara Isa Mattos Silveira (PL) e Isabelly Carvalho (PT) também marcaram presença no encontro.

Sair da versão mobile