Ícone do site Rápido no Ar

População elege assistência social e saúde como principais demandas durante audiência para o Orçamento de 2023, em Assis

Foto Marco Antonio Cardelino

Os pedidos de recursos para as áreas da assistência social e da saúde foram maioria durante a audiência pública para o Orçamento de 2023 realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (7), no município de Assis.

Organizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, as audiências são o canal para a população apresentar as principais demandas dos municípios paulistas para formulação do orçamento estadual para o próximo ano.

Secretária de Assistência Social de Assis, Vanessa Eugênio solicitou o reajuste dos repasses feitos pelo governo estadual para instituições assistenciais. “Há 15 anos o Estado não faz o aumento desses repasses que é de extrema importância para nós. É preciso haver essa modificação para suprir a necessidade dos nossos abrigos”, disse.

A vereadora de Ourinhos Roberta Stopa levou à audiência o pedido de recursos para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), oferecido pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “O recurso do Estado precisa ser ampliado, é preciso investimento, principalmente em equipe técnica para termos um retorno da política conforme ela foi pensada”, afirmou.

O presidente da CFOP, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), afirmou que acolherá os pedidos das assistências sociais do Estado. “A assistência social é uma demanda de todo o Estado de São Paulo. Vamos levar essa proposta para o Orçamento e para a Assembleia Legislativa, para que a gente possa aumentar esse repasse”, disse. Também participaram da audiência o deputado Enio Tatto (PT) e, por videoconferência, o deputado Carlos Giannazi (PSOL).

Durante o encontro, também tiveram solicitações para a saúde da região do sudoeste paulista. O vereador Fernando Vieira apresentou o pedido para investimentos nos hospitais do município de Assis. “Existe uma demanda reprimida de exames e cirurgias, nós precisamos que o governo do Estado tenha um olhar para isso na nossa região. Recursos importantes para trazer melhores condições para atender essas pessoas”, disse.

Demais pedidos

A população de Assis também usou o espaço para solicitar aos deputados presentes mais investimentos em infraestrutura, segurança pública e para o agronegócio da região.

O vereador de Assis Alexandre Cachorrão, pediu recursos para a criação de um cinturão verde voltado para o desenvolvimento do agronegócio no Vale do Paranapanema. “Nós somos uma das regiões mais férteis e prosperas do Brasil”, afirmou.

Nesta sexta-feira, dia 8, o município de Avaré recebe, às 10h, mais uma audiência do Orçamento. Já às 19h, é o município de Coronel Macedo que sedia a audiência pública realizada pela Alesp.

Como participar

As audiências públicas serão transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube. Os interessados em participar com demandas e sugestões, deverão se inscrever no site da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone “Audiências Públicas do Orçamento”, e seguir as orientações. No dia da audiência da região correspondente, o link da plataforma Zoom será encaminhado através do e-mail informado no formulário de inscrição. No mesmo ícone, o cidadão poderá enviar sugestões ao Orçamento.

teste
Sair da versão mobile