Ícone do site Rápido no Ar

População aprova Feira do Produtor Rural em Limeira

Após um ano de atividades da Feira do Produtor Rural no Jd. Santo André, os moradores abraçam a iniciativa. “É um presente para nós”, diz dona Lelita Rosa Azevedo, de 83 anos. A organização é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura de Limeira. Dona Lelita conta que os alimentos comprados direto do produtor são mais saborosos e com menos tóxicos. “Fiz um pimentão recheado essa semana, fica muito melhor”, garante. Essa também é a opinião de Senhorinha Araújo Iguei, de 64 anos. “Os produtos são todos fresquinhos, é muito bom. Eu venho toda semana, mesmo se estiver chovendo”, fala. Fátima Marquiori, 63, destaca um outro ponto positivo da feira: “É gostoso vir aqui, encontrar e conversar com o pessoal”.

A feira ocorre na praça do Ginásio de Esportes Domingos de Felice, que fica na Rua Albino Buzolin, sempre às terças-feiras, das 16h às 20h. Na terça-feira (9), uma programação especial foi organizada em comemoração ao aniversário da feira. Houve apresentação musical de Elton Fontanin e cama elástica para as crianças, além de promoções especiais dos produtos oferecidos. Com dez bancas, os visitantes podem adquirir itens como frutas da estação, verduras, legumes e pães. Ocorreu também o sorteio de uma composteira doméstica, doada pelo casal Nádia e Luís Soares. Eles distribuíram aos interessados biofertilizante e composto orgânico gerados a partir da compostagem e passaram informações sobre o assunto. “Nosso intuito é incentivar as pessoas a praticar essa reciclagem e promover uma mudança de hábitos, pela preservação do meio ambiente”, diz Nádia.

Maria Vânia Pereira da Silva é membra da Comissão Gestora da Feira do Produtor e conta que foram muitos os desafios ao longo do último ano. “A capacitação que recebemos do Senar nos fortaleceu e nós trabalhamos muito para alcançar os resultados. Estamos satisfeitos de ver que a feira vem crescendo e se consolidando”, diz. Para ela, atuar no campo é uma vocação: “a cada semana, vamos resgatando o contato entre as pessoas, conversando e mostrando a importância de consumir alimentos saudáveis. Eu vejo como uma missão de vida”.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, ressaltou que a união do grupo de produtores foi determinante para o sucesso da iniciativa. “É uma alegria constatar que a feira está consolidada, oferecendo uma diversidade de produtos sazonais que muitas vezes não são encontrados nos mercados convencionais”, falou. Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall frisou que o grande diferencial da feira é o relacionamento próximo entre o produtor e o cliente. Ele também parabenizou o empenho e dedicação de todos os envolvidos no projeto.

Your browser does not support the video tag.https://cdn.rapidonoar.com.br/videos/prefeitura/2018/08/iptulimeira.mp4

teste
Sair da versão mobile