O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, uma importante ligação entre os estados do Maranhão e Tocantins, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas na manhã deste domingo (22). Três caminhões caíram junto com a estrutura no rio Tocantins.
Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ponte, localizada entre as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), teve o vão central de 533 metros de extensão totalmente colapsado. Imagens gravadas por testemunhas mostram o momento do desabamento e os veículos submersos.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o motivo do colapso ainda será investigado, mas o desabamento afetou completamente o trânsito na região. Equipes de resgate atuaram rapidamente no local, encontrando uma vítima fatal e socorrendo dois feridos, cujas condições de saúde não foram divulgadas até o momento.
Com o desabamento, o trecho está interditado, e o DNIT disponibilizou rotas alternativas para motoristas afetados:
- Sentido Tocantins-Maranhão: Seguir por Darcinópolis até Luzinópolis, acessar a BR-230/TO até São Bento, e então dirigir em direção a Axixá e Imperatriz.
- Sentido Maranhão-Tocantins: Acessar a BR-226 em Estreito, seguir até Porto Franco, e depois pela BR-010 até Imperatriz.
Suporte das autoridades
O governo estadual mobilizou equipes para ajudar nas buscas por possíveis vítimas e está auxiliando os motoristas no desvio de rotas. A estrutura da ponte será avaliada detalhadamente para determinar as causas do colapso. Enquanto isso, as autoridades pedem atenção redobrada dos condutores que utilizam as rotas alternativas.