Subir em alguns pontos mais altos de Limeira (SP) para vislumbrar a vista da cidade, com muita gente faz, está praticamente impossível nesta manhã de terça-feira (3) devido à qualidade do Ar que, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), está “Ruim”.
Quem olha para qualquer lado da cidade vai perdê-la de vista para uma grande nuvem de fumaça e poluentes que estão concentrados no alto. Na escala da Cetesb, o índice de poluente é de 86. Para que a qualidade do ar esteja “Boa”, o índice tem que estar entre 0 e 40. Se chegar a 121 já avança para a fase “Muito Ruim” e se chegar em 200 alcança a escala “Péssima”.
Os efeitos causados por tamanha poluição é que pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças têm os sintomas agravados. A população em geral pode apresentar sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço.
Para proteger a saúde, de acordo com a Companhia, a recomendação é reduzir o esforço físico pesado ao ar livre, principalmente pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças.