A Polícia Militar deflagrou uma operação para reforçar a segurança nas estradas durante o final de semana prolongado devido ao feriado do Dia do Trabalho. O esquema especial começou à meia noite desta sexta-feira (28) e se estenderá até 23h59 de segunda (1º), em todo o Estado de São Paulo.
A Operação Dia do Trabalho 2017 terá uma média diária de mil policiais militares espalhados pelos 22 mil quilômetros de rodovias paulistas e em 124 bases fixas de atendimento. Ao todo, 361 viaturas estarão em operação por dia.
Fiscalização
O Comando de Policiamento Rodoviário contará com 210 bafômetros para a realização de testes de embriaguez durante a operação, que será realizada em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
O motorista que for flagrado dirigindo embriagado será multado em R$ 1.915,40 e poderá ter o veículo apreendido e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) retida por 12 meses, além de responder criminalmente. A pena pode variar de seis meses a três anos de prisão.
Com câmeras e mais de 700 radares, também será intensificada a fiscalização de limites de velocidade, ultrapassagens e uso de cinto de segurança, assentos infantis e capacetes. A ação contará com o apoio da Agência de Transporte do Estado (Artesp) e das concessionárias.