Ícone do site Rápido no Ar

Polícia Militar resgata lobo-guará em Pindamonhangaba

Um lobo-guará resolveu dar uma voltinha no centro urbano e acabou parando embaixo de um ônibus. Mas a Polícia Militar apareceu rapidamente para salvar o canino e devolvê-lo ao seu habitat. O caso aconteceu nesta quarta-feira (19), em Pindamonhangaba, na região do Vale do Paraíba.

Policiais militares da 4ª Companhia do 3º Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) foram até o bairro Morumbi para atender à ocorrência. Ao chegarem no local, se depararam com o animal escondido embaixo de um ônibus e iniciaram os preparativos para retirá-lo de lá.

Com o auxílio do Corpo de Bombeiros do município, o lobo foi capturado. Após exames, foi constatado que o canino estava em perfeito estado de saúde e pronto para voltar para casa. Em uma área de Mata Atlântica preservada, o lobo-guará, também conhecido como “o grande lobo do cerrado”, foi solto e correu livremente de encontro à natureza.

O Chrysocyon brachyurus (nome científico do lobo-guará) é uma espécie de canídeo selvagem típica da América do Sul. De hábitos noturnos, ele vive no cerrado ou em áreas de mata-atlântica já desmatadas. Segundo a World Wide Fund for Nature (WWF), uma ONG de preservação ambiental presente em vários países, esta espécie de lobo é considerada como “ameaçada de extinção”.

É importante lembrar que os policiais militares ambientais recebem treinamentos diários e específicos para o resgate de diversos animais e estão acostumados a lidar com a captura e os cuidados necessários durante as ocorrências.

teste
Sair da versão mobile