Ícone do site Rápido no Ar

Polícia Civil resgata 50 vítimas de cárcere e tortura em clínica clandestina no GO

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil de Goiás resgatou, nesta terça-feira (29), 50 homens que eram mantidos em cárcere privado e submetidos a tortura em uma clínica clandestina situada na zona rural de Anápolis (GO). As vítimas, com idades entre 14 e 96 anos, incluíam indivíduos com deficiência intelectual, cadeirantes, autistas e dependentes químicos.

De acordo com os policiais, eles eram mantidos em condições insalubres, recebendo alimentação inadequada, sem acesso a medicação ou acompanhamento médico e psicológico. As investigações apontaram que esses indivíduos foram levados ao local de forma ilegal e contra a sua vontade. Para mantê-los confinados, era cobrado um pagamento mínimo equivalente a um salário mensal. Muitos apresentavam sinais evidentes de maus-tratos, como lesões graves, desnutrição e sintomas que sugerem sedação.

PUBLICIDADE
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Durante a operação, seis pessoas foram detidas, incluindo o casal que era proprietário da clínica e quatro funcionários acusados de agredir fisicamente as vítimas. Eles enfrentarão acusações de tortura e cárcere privado qualificado. Todos foram encaminhados para a cadeia pública, exceto um dos suspeitos que conseguiu fugir e atualmente é procurado pelas autoridades.

Após o resgate, as vítimas foram atendidas por equipes de saúde mental e assistência social da Prefeitura de Anápolis. Durante a madrugada de quarta-feira (30), elas foram acomodadas no estádio da cidade, onde uma força-tarefa foi montada para prestar assistência. Os profissionais realizaram a identificação das vítimas e iniciaram diligências para localizar seus familiares, considerando que muitos são oriundos de outros estados. Alguns dos resgatados, devido à gravidade de seu estado de saúde, necessitaram de hospitalização e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Sair da versão mobile