Ícone do site Rápido no Ar

Polícia Civil e Elektro identificam e desativam 12 “gatos” de energia em Limeira; duas pessoas foram presas

Equipes da Elektro, com apoio da Polícia Civil, identificaram e desativaram 12 ligações clandestinas de energia elétrica, o popular “gato”, em Limeira (SP), na manhã desta quinta-feira (8). Até o momento, duas pessoas foram presas em flagrante pela polícia e conduzidas para prestar depoimento.

Na operação foram identificadas 12 fraudes em 4 comércios, 5 restaurantes e 3 residências. A ação já recuperou energia suficiente para abastecer 850 residências durante um mês. A operação continuará no período da tarde.

PUBLICIDADE

Desde janeiro, segundo a Elektro, já foram realizadas 42.013 inspeções e identificadas e desativadas 9.743 irregularidades com a “Operação Varredura”. O volume energia recuperado pela distribuidora seria suficiente para abastecer, por exemplo, o município de Iracemápolis durante 294 dias (cerca de 23 mil pessoas).

O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a 08 (oito) anos de reclusão. Ao longo de todo o ano de 2019, 65 pessoas foram presas em flagrante pela polícia em todo estado toda área de concessão cometendo a irregularidade. Este ano, o número de presos já soma 8 pessoas.

Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

A população pode denunciar as fraudes, de forma anônima e segura, no telefone 0800 701 01 02 ou no site da Elektro.

Sair da versão mobile