A Polícia Civil de Ribeirão Preto, São Paulo, desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro que teria ocultado R$ 84 milhões. A operação chamada de Barão foi deflagrada na última semana e contou com mandados de busca e apreensão para investigar empresas de construção civil e comércio de compra e venda de veículos, que estariam envolvidas em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e da venda de armas.
Durante a operação, foram apreendidos três veículos, além de diversos equipamentos eletrônicos e chaves de carros. O bloqueio de bens dos investigados também foi realizado em conjunto com a Justiça.
O sucesso da operação se deve ao empenho das forças policiais na cidade, que resultou em um aumento de 40,14% no número de prisões e apreensões nos três primeiros meses deste ano. Em números absolutos, foram de 695 para 974 detidos. Além disso, foram retiradas das ruas 33 armas de fogo e recuperados 187 veículos com queixa de roubo ou furto. Pela Polícia Civil, foram instaurados 1.2182 inquéritos policiais.
A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro.