Ícone do site Rápido no Ar

Polícia Civil de Piracicaba investiga ex-colaborador do Ifood por concorrência desleal

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Unidade de Polícia Judiciária de Piracicaba (UPJ), deu início à investigações preliminares para apurar possível prática de concorrência desleal (Lei 9279/96 art. 195) cometida por ex-funcionário de uma empresa brasileira de tecnologia e delivery online (Ifood), considerada líder no segmento na América Latina.

A investigação teve início após representantes da empresa procurarem a Polícia Civil para relatar que o ex-colaborador, ao se desligar da companhia, teria se apoderado de informações sigilosas e estratégicas, posteriormente passando a atuar em uma empresa concorrente de origem asiática.

De acordo com a denúncia, o suspeito teria transferido milhares de dados de clientes e informações internas da empresa para dispositivos pessoais e, ainda, compartilhado parte desse conteúdo com uma terceira pessoa. Caso tais dados fossem utilizados pela concorrente, os prejuízos à empresa brasileira seriam expressivos.

Com base nas informações e elementos reunidos, o Delegado de Polícia responsável pela investigação, André de França Oliveira, representou junto ao Poder Judiciário pela expedição de mandado de busca e apreensão, o qual foi cumprido nesta sexta-feira (24).

Durante o cumprimento da ordem judicial foram apreendidos, no imóvel onde moram o ex-funcionário e um parente dele, que também está sendo algo de investigação porque, segundo apurado pela polícia, diversos equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares e dispositivos de armazenamento (pen drives), que serão encaminhados à perícia técnica para análise do conteúdo e eventual confirmação da transferência indevida de dados.

De acordo com a polícia, esse parente do colaborador teria recebido parte dos arquivos sem trabalhar em nenhuma das duas empresas.

As investigações prosseguem com o objetivo de esclarecer todas as circunstâncias do caso e identificar eventuais responsabilidades criminais.

Sair da versão mobile