Após um intervalo de seis anos, a Olimpíada Municipal da Terceira Idade volta a movimentar Piracicaba. A XVI edição do evento será oficialmente aberta no dia 1º de outubro, às 15h, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. Realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, a competição reúne grupos da melhor idade do município e promove atividades esportivas e de integração social ao longo de outubro e novembro.
A cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades municipais, a execução do Hino Nacional pela banda da Guarda Civil Municipal e a apresentação da equipe de coreografia de Piracicaba, medalhista de bronze na fase regional do JOMI 2025 (Jogos da Melhor Idade). Logo após o evento, terá início a primeira rodada do voleibol adaptado 60+ feminino.
Os jogos seguem com a estreia do quimbol na categoria 50+ feminino no dia 2, e prosseguem em várias datas até o início de novembro, com uma pausa programada entre 23 e 29 de outubro devido à participação da cidade na final estadual do JOMI.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (19) 3433-4588. Para participar, é necessário ter 50 anos completos ou a serem completados em 2025 e integrar um grupo da terceira idade participante.
Até o momento, já estão confirmados grupos como Associação dos Aposentados Metalúrgicos, Associação de Basquetebol XV de Piracicaba, Clube Sindicato dos Metalúrgicos, Esalq, Estação Paulista, Santa Rosa, Habilidosos, Lar dos Velhinhos, Luzitano, Nipo Brasileiro, Se Mexe Pira, Sesc Piracicaba, Vila Rezende e Viva Melhor/IPASP.
Esporte e bem-estar para todas as idades
Com foco em promover saúde, bem-estar e socialização entre os participantes, a Olimpíada contará com 17 modalidades: atletismo (corrida e arremesso de peso), basquete adaptado 3×3, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, quimbol, tênis de campo, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.
“O objetivo da Olimpíada é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar. Queremos promover a congregação dos grupos com a prática do esporte e o convívio entre os participantes”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro.

