A Prefeitura de Piracicaba publicou nesta terça-feira (30) o decreto nº 20.440/2025, que oficializa a criação do Comitê Gestor Municipal da Linha de Cuidado ao Paciente Politraumatizado, também conhecido como Comitê de Trauma. O grupo técnico e consultivo atuará de forma interinstitucional para estruturar e acompanhar todas as etapas de atendimento ao paciente politraumatizado — da prevenção à reabilitação.
Alta demanda e resposta articulada
O comitê surge em meio ao aumento de atendimentos relacionados a traumas, especialmente causados por acidentes de trânsito. Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Sérgio Pacheco, a situação exige respostas sistêmicas e integradas. “Esperamos muito em breve ter resultados positivos na cidade, começando com ações de educação no trânsito”, afirmou.
O grupo será composto por representantes do Samu, Corpo de Bombeiros, hospitais públicos e privados, concessionárias de rodovias, universidades, além de especialistas externos em trauma. A escolha dos nomes ocorrerá nos próximos 15 dias, com publicação posterior no Diário Oficial do Município.
Atribuições e metas
Entre as funções do comitê estão a criação e validação de protocolos de atendimento, capacitação de profissionais, realização de simulações integradas e a implementação de um registro informatizado de trauma para análise de indicadores e melhoria contínua.
Juliana Baldan de Barros, coordenadora de enfermagem do Samu e do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), destacou que esta é uma oportunidade histórica. “Há tempos esperávamos estabelecer um modelo de governança clínica para reduzir mortes e sequelas evitáveis”, declarou.
Representação ampla e foco preventivo
O Comitê de Trauma envolverá setores estratégicos da rede de urgência e emergência de Piracicaba, além de atuar fortemente na prevenção de acidentes e educação da população. A proposta é alinhar esforços entre saúde, segurança pública, transporte e sociedade civil, promovendo uma linha de cuidado integrada e eficaz.

