A Prefeitura de Piracicaba passou a integrar o programa estadual Muralha Paulista, iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo que utiliza inteligência e tecnologia para auxiliar no combate à criminalidade. A plataforma já está em funcionamento no município, conectada ao sistema do Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba (CIIP).
Com a adesão, as câmeras de monitoramento da cidade foram integradas ao banco de dados estadual, possibilitando a identificação de veículos roubados ou furtados, pessoas desaparecidas e foragidos da Justiça. A ação amplia a capacidade de rastreio em tempo real e fornece suporte direto para as forças policiais.
Monitoramento ampliado
O prefeito Helinho Zanatta destacou que a adesão ao programa foi planejada desde o início do ano, com foco na modernização da estrutura de segurança da cidade. “Estamos fortalecendo a prevenção e a resposta aos crimes, com tecnologia de ponta e integração com o governo estadual”, declarou.
Segundo o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Marchi, a expectativa é cobrir 100% dos prédios públicos e áreas comuns com monitoramento até o final do ano. “A segurança é o principal benefício. O cruzamento de dados em tempo real eleva a capacidade de atuação das equipes, tanto da Guarda Civil como das polícias Civil e Militar”, afirmou.
Aplicativo e sistema de alerta
Além da integração de imagens, o Muralha Paulista conta com um aplicativo exclusivo, usado pelas forças de segurança. Ele permite consultas instantâneas, cruzando informações com o Banco Nacional de Mandados de Prisão e emitindo alertas ao CIIP sempre que houver correspondência.
O CIIP centraliza operações e foi estruturado com dois tipos de câmeras: uma voltada para grande aproximação de imagem, com capacidade de flagrar detalhes como uso de celular ao volante, e outra com leitura automática de placas, posicionadas nas entradas e saídas do município.

