O Governo de São Paulo entregou nesta quarta-feira (20), as 12 primeiras viaturas Auto Bomba de Salvamento (ABS) de um total de 32 para renovar a frota do Corpo de Bombeiros em todo o estado. Outras 20 unidades deverão ser entregues até o fim do ano. Os novos veículos foram adquiridos com investimento de R$ 23 milhões e fazem parte da reposição gradual das viaturas da corporação.
“Entregamos hoje as 12 primeiras viaturas de salvamento, de um total de 32 unidades já adquiridas, para renovar a frota do Corpo de Bombeiros em todo o estado. Desde o início do nosso Governo já compramos mais de 6.400 veículos para as Forças de Segurança em São Paulo, entre eles veículos blindados, pela primeira vez na história, para as polícias Civil e Militar”, disse Doria.
Os veículos têm motorização de 280 cavalos, câmbio automatizado, cabine duplicada para melhor acomodação do efetivo e um reservatório com capacidade de 4.000 litros de água. Além disto, os caminhões contam com bomba de água de vazão 750 GPM, sistemas eletrônicos de espuma, guincho (mangotinho) e todo comando da unidade é automatizado. As unidades têm a certificação NBR 14.096.
Confira os munícipios que foram beneficiados com a primeira remessa
Além do 16º GB de Piracicaba ter sido uma das unidades beneficiadas com a primeira remessa das novas viaturas, outros 11 Grupamentos de Bombeiros (GB) também foram. Sendo: 6º GB de São Vicente, 7º GB de Indaiatuba, 9º GB de São Carlos, 10º GB de Bauru, 11º GB de Guaratinguetá, 13º GB de São José do Rio Preto, 14º GB de Presidente Prudente, 15º GB de São Roque, 16º GB de Piracicaba, 18º GB de Cotia, 19º GB de Amparo e 10º GB de Andradina.
Durante a coletiva, o Estado divulgou que está em andamento também, a compra de 110 ambulâncias de Unidades de Resgate (UR) e Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (URSA), 10 caminhões Auto Tanques (AT), com capacidade de 12.000 litros de água, e 10 Pick-up 4×4 cabine dupla, além de 11 jetski e 75 botes.