A Prefeitura de Piracicaba garantiu o pleno funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Vila Cristina e da Vila Sônia nesta quinta-feira (4), primeiro dia após a retomada da gestão direta municipal, que marcou o fim do contrato com a Organização Social de Saúde (OSS) Mahatma Gandhi.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco, visitou as duas unidades pela manhã, conversou com profissionais e usuários e reafirmou o compromisso da administração com a continuidade e qualidade do atendimento. “Nosso compromisso é assegurar um serviço contínuo, seguro e de qualidade”, destacou.
A Mahatma Gandhi administrava as duas UPAs desde 17 de maio de 2023, mas o contrato foi encerrado no dia 3 de dezembro de 2025, por descumprimento de cláusulas contratuais. A rescisão, realizada de forma consensual, teve como objetivo garantir maior segurança jurídica e regularidade no serviço prestado à população.
A organização já estava sob intervenção judicial há cerca de quatro meses e segue sendo investigada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Com a saída da entidade, a Prefeitura mobilizou diversas equipes para garantir uma transição sem prejuízos ao atendimento.
A nova gestão das unidades será realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, que ficará responsável pelas contratações e pela administração dos serviços. Apesar de os débitos com os trabalhadores serem responsabilidade da OSS Mahatma Gandhi, a Prefeitura informou que atua juridicamente para garantir o pagamento dos valores em atraso.
Durante a transição, houve atuação conjunta das áreas de informática, farmácia, administração e coordenação de saúde. O Conselho Municipal de Saúde, representado por Maicon Scarabel, também esteve presente na UPA Vila Cristina e relatou normalidade no atendimento.

