Ícone do site Rápido no Ar

Piloto brasileira morre em acidente durante combate a incêndio florestal nos Estados Unidos

Mulher sorridente pilotando helicóptero com painel visível

Foto: Reprodução/Sindag

A piloto brasileira de avião, Juliana Turchetti, de 45 anos, morreu em um trágico acidente de aéreo, na última quarta-feira (10), enquanto integrava uma equipe de combate a um incêndio na Floresta Nacional de Helena, cidade sede do Condado de Lewis e Clark, no Estado de Montana, nos Estados Unidos.

Piloto desde 2013 Juliana, que era de Contagem (MG), foi a primeira brasileira a voar turboélice nos Estados Unidos e a voar o FireBoss (avião que pousa na água e faz a coleta para despejar sobre os focos de incêndio).

O acidente aconteceu justamente quando ela fazia uma manobra de scooping – o piloto pousa a aeronave em um lago ou represa, mas segue a corrida captando a água para o reservatório e decola em seguida.

Durante o trabalho de combate às chamas na floresta, três aeronaves estavam atuando na área. No caso de Juliana, que seria a segunda a captar a água, durante esse processo, o avião teria batido em algo e ficado em pedaços na água, seguido de afundamento.

As investigações sobre as causas do acidente estão a cargo do Conselho Nacional de Segurança nos Transporte, dos Estados Unidos. O Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) divulgou uma nota de pesar pela perda da profissional, que era considerada “um exemplo de força feminina, no setor, e da garra e profissionalismo dos pilotos brasileiros”. Não foi informado, ainda, sobre o traslado do corpo para o Brasil.

Aos familiares, e amigos, nossas sinceras condolências.

Sair da versão mobile