Ícone do site Rápido no Ar

Pessoas com lúpus podem ter atendimento preferencial após aprovação de mudança na lei em Limeira

Foto: Karolina Grabowska

Pessoas com lúpus podem ter direito a atendimento preferencial em órgãos públicos, empresas públicas, concessionárias de serviço público e empresas privadas de Limeira (SP), assim que uma alteração na lei, aprovada na noite da última quarta-feira (8), for sancionada. O projeto de lei foi aprovado pelos vereadores da Câmara de Limeira.

O projeto foi proposto pelo vereador José Roberto Bernardo (PSD), para atualizar a lei nº 6.390/2020, e dá o direito a pessoas com lúpus a ter o atendimento preferencial durante todo o horário de expediente.

Segundo José Roberto, o objetivo do projeto é atender a demanda dos munícipes e minimizar o sofrimento dos portadores de lúpus, incluindo-os nas filas preferenciais. Hoje, as filas preferenciais são destinadas a pessoas como idosos, gestantes, deficientes e fibromiálgicos.

A DOENÇA
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), ou simplesmente lúpus, é uma doença inflamatória crônica e autoimune. Os sintomas mais comuns são manchas na pele e dores articulares, com ou sem inchaço, envolvendo as juntas das mãos, punhos, joelhos e pés, de forma intensa, bastante dolorosa e intermitente, com períodos de melhora e piora.

“Em decorrência aos sintomas semelhantes, como dor e a fadiga, não é rara a associação entre lúpus e fibromialgia em uma pessoa. Por isso, a alteração proposta visa proporcionar melhores condições à saúde dessas pessoas, para que assim possam estar menos expostos às circunstâncias que agravam a situação de dor e complicações ocasionadas por essa doença debilitantes e, em alguns casos, incapacitantes”, justificou.

A proposição agora segue para apreciação do prefeito, que pode sancionar ou vetar. Em caso de sanção, será promulgada, publicada e se torna lei.

Sair da versão mobile