Pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, identificaram um anticorpo capaz de neutralizar a infecção de células pelo o vírus SARS- CoV-2, causador do Covid-19. A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Communications, nesta segunda-feira (4) e pode ser um grande passo para o desenvolvimento de tratamentos para a Covid-19.
Berend-Jan Bosch, líder da pesquisa, explica na publicação que observou que o anticorpo se liga a uma propriedade existente tanto no Sars-CoV quanto no Sars-CoV-2, explicando sua capacidade de neutralizar os dois vírus. O anticorpo identificado como 47D11 foi extraído de uma coleção de anticorpos que também neutralizam a Sars em culturas de células in vitro. “Esse anticorpo neutralizante tem potencial para alterar o curso da infecção no hospedeiro infectado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger um indivíduo não infectado que é exposto ao vírus”, afirma Bosch.
Segundo os pesquisadores, o anticorpo que neutraliza a Covid-19, é totalmente humano, o que permite que o desenvolvimento do estudo seja mais rápido já que o potencial de efeitos colaterais relacionados ao sistema imunológico é reduzido. O professor da Academia de Biologia Celular do Erasmus Medical Center e coautor principal do estudo, Frank Grosveld, explica que os anticorpos terapêuticos convencionais são desenvolvidos em outras espécies e, em seguida são submetidos a um trabalho adicional para serem “humanizados”.
Os pesquisadores ressaltam que é necessário muito trabalho e pesquisa ainda para saber de fato se esse anticorpo tem a capacidade de proteger os seres humanos ou reduzir a gravidade da Covid-19, mas a descoberta é de grande importância para a ciência. “Acreditamos que nossa tecnologia pode contribuir para atender a essa necessidade de saúde pública mais urgente e estamos buscando várias outras vias de pesquisa”, concluiu o doutor Jingsong Wang, fundador da Harbor BioMed e um dos especialistas.