A maioria dos ciclistas que utilizam o Sistema Cicloviário de Barão Geraldo, em Campinas, pedala entre 5 e 15 quilômetros e usa as rotas tanto em dias úteis quanto nos fins de semana. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) no mês de agosto, que traçou o perfil dos usuários.
O levantamento foi feito com 40 ciclistas entrevistados em pontos estratégicos das avenidas Professor Atílio Martini e Albino José Barbosa de Oliveira, próximas ao Terminal Barão Geraldo.
Frequência e distâncias percorridas
Entre os entrevistados, 42,5% usam a ciclovia diariamente e também nos fins de semana. Outros 35% pedalam quatro ou cinco vezes por semana, enquanto 15% utilizam duas ou três vezes. Apenas 7,5% afirmaram pedalar exclusivamente aos fins de semana.
Na distância percorrida, 45% pedalam entre 5 e 15 km; 32,5% até 5 km; 20% de 15 a 30 km; e 2,5% acima de 30 km.
Onde pedalam e tipos de bicicletas
O espaço preferido é a própria ciclovia ou ciclofaixa (47,4%), seguido por ruas e avenidas (38,5%). Trilhas rurais (6,4%) e parques (5,1%) foram menos citados.
O modelo mais usado é a mountain bike (62,5%), seguido por híbridas (10%) e urbanas, elétricas e speeds (5% cada).
Motivos do deslocamento
A pesquisa apontou que 30,4% usam a bicicleta para estudar, indicando predominância de universitários entre os usuários da região. O uso para trabalho aparece em segundo lugar (29,1%), seguido por lazer (27,8%) e acesso a serviços de saúde (8,9%).
Metade dos deslocamentos envolve o trajeto entre o campus da Unicamp e os bairros de Barão Geraldo.
Segurança e pontos de melhoria
Em relação à segurança, 67,5% afirmaram se sentir seguros nas rotas cicloviárias de Campinas. Os principais pedidos de melhoria são a interligação com outras rotas, além de melhorias no pavimento e na sinalização.
Volume de ciclistas
Durante os três dias de pesquisa, foram contabilizados 583 ciclistas, o que permitiu estimar que cerca de 830 pessoas utilizam a ciclovia de Barão Geraldo diariamente.
Estrutura cicloviária em Campinas
Campinas conta com 123,7 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas). Nos últimos quatro anos, foram inaugurados 24 novos trajetos, somando 56,6 km.
A ciclovia de Barão Geraldo tem aproximadamente 2 km, ligando o Terminal Barão Geraldo até a moradia estudantil da Unicamp. O distrito também recebe a implantação da Ciclovia Parque Ecológico “Hermógenes de Freitas Leitão” – Barão do Café / Mata Santa Genebra, com 6,7 km.

