Ícone do site Rápido no Ar

Pensamentos a mil por hora, respiração ofegante, inquietação, sofrimento emocional intenso: ansiedade – o mal do século

Foto: Pexels

A ansiedade é marcada pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. Em especial durante as crises de ansiedade, as pessoas não conseguem se ater ao presente e sentem uma grande tensão, às vezes sem um motivo aparente. Esse problema pode manifestar sintomas físicos também, como sudorese, arritmia cardíaca, inquietação, sensação de sufocamento, dentre outros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de indivíduos vivem com transtornos de ansiedade no planeta. No Brasil, eles atingem 9,3% da população, o que faz do nosso país o líder no ranking.

PUBLICIDADE

Segundo Ferreira (2009), muitas vezes quando o indivíduo está ansioso, podem ocorrer vários sintomas como a taquicardia, tontura, dor de cabeça, dores musculares, formigamento, sudorese, insônia, tensão, inquietação, irritabilidade e angústia.

Os sentimentos de ansiedade e o medo apresentam características parecidas, entretanto o que os difere é o fato que a manifestação do medo está direcionada ao mundo externo, a algo, situação ou alguém específico de forma direta. Já a ansiedade, a ameaça externa é internalizada, causando desconforto (Rosito, 2008).

Nos últimos anos houve um aumento de ansiedade considerável entre as pessoas, especialmente no Brasil.

São frequentes queixas de dificuldade de dormir, inquietação, taquicardia, choro, tensão frequente e angústia.

O diagnóstico e o tratamento da ansiedade devem ser feitos por um Psiquiatra ou Psicólogo. O tratamento com medicamentos pode ser recomendado e a avaliação do Psiquiatra é imprescindível para a conduta do tratamento medicamentoso, entretanto apenas o medicamento não é o suficiente, a Psicoterapia (realizada com o Psicólogo) é de fundamental importância.

Ao longo das sessões, o paciente aprende como o transtorno age dentro dele e passa a reconhecer os gatilhos para crises. O estímulo a mecanismos internos de resiliência são parte do processo da Psicoterapia para controle de ansiedade.

Se você encontra-se nessa situação de ansiedade, procure ajuda especializada, você não precisa passar por isso sozinho.

Encerro com um convite a reflexão: “Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.” Augusto Cury

Sair da versão mobile