Ícone do site Rápido no Ar

Pedaços de turbina de avião da United cai no quintal de uma casa em Denver nos EUA

Os destroços de um avião da United Airlines caíram em um subúrbio de Denver, no estado do Colorado, durante um pouso de emergência no sábado (20), depois que um de seus motores sofreu uma falha, e pedaços do motor por pouco não atingiram uma casa.

O avião pousou em segurança e ninguém a bordo ou no solo ficou ferido, disseram as autoridades.

A Administração Federal de Aviação disse em um comunicado que o Boeing 777-200 retornou ao Aeroporto Internacional de Denver após experimentar uma falha no motor direito logo após a decolagem. O vôo 328 estava voando de Denver para Honolulu quando o incidente ocorreu, disse a agência.

A United disse em um comunicado que havia 231 passageiros e 10 tripulantes a bordo. A companhia aérea não divulgou mais detalhes.

O Departamento de Polícia de Broomfield postou fotos no Twitter mostrando grandes pedaços circulares de destroços encostados em uma casa no subúrbio, cerca de 40 quilômetros ao norte de Denver. A polícia pede que todos os feridos se apresentem.

Tyler Thal, que mora na área, disse à agência Associated Press que estava passeando com sua família quando percebeu um grande avião comercial voando estranhamente baixo e pegou seu telefone para filmá-lo.

“Enquanto olhava para ele, vi uma explosão e, em seguida, uma nuvem de fumaça e alguns destroços caindo dela. Foi como um pontinho no céu e, enquanto observo, estou contando à minha família o que acabei de ver e então ouvimos a explosão”, disse ele em entrevista por telefone. “O avião meio que continuou, e não o vimos depois disso.”

Vídeo postado no Twitter do momento em que a turbina estava em chamas:

Thal ficou aliviado ao saber mais tarde que o avião havia feito um pouso seguro.

Especialistas em segurança de aviação disseram que o avião parecia ter sofrido uma falha de motor incontida e catastrófica. Tal evento é extremamente raro e acontece quando enormes discos giratórios dentro do motor sofrem algum tipo de falha e rompem a carcaça blindada ao redor do motor, projetada para conter os danos, disse John Cox, especialista em segurança de aviação e piloto de avião aposentado que opera uma empresa de consultoria em segurança de aviação chamada Safety Operating Systems.

“Esse disco desequilibrado tem muita força e está girando a vários milhares de rotações por minuto … e quando você tem tanta força centrífuga, ele precisa ir para algum lugar”, disse ele em uma entrevista por telefone.

Os pilotos praticam como lidar com esse tipo de evento com frequência e desligam imediatamente qualquer coisa inflamável no motor, incluindo combustível e fluido hidráulico, usando um único botão, disse Cox.

teste
Sair da versão mobile