Ícone do site Rápido no Ar

Parque Ecológico do Jardim do Lago abriga programa de reeducação alimentar em Limeira

A reeducação alimentar é o tema das reuniões do “Pense Magro”, projeto idealizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria de Saúde de Limeira, que ocorre semanalmente no Parque Ecológico do Jd. do Lago. O projeto é interdisciplinar, envolve a atuação de uma nutricionista, uma psicóloga e uma fisioterapeuta e conta com 20 participantes.

Na primeira etapa, os munícipes selecionados passam por uma avaliação física – com medição de peso, altura, circunferência abdominal e registro fotográfico, além de avaliação de saúde que inclui a realização de exames de sangue e verificação dos níveis de colesterol, glicemia, entre outros. Em seguida, os participantes frequentam 12 encontros, em que recebem orientações que objetivam a mudança de comportamento em relação à alimentação.

PUBLICIDADE

Nesse trabalho, a nutricionista Yara Pavani procura derrubar alguns mitos em relação às dietas. Ela esclareceu que uma boa refeição é aquela que reúne diferentes grupos alimentares, em quantidades suficientes para suprir a necessidade do organismo.

Outra questão abordada é o consumo dos chamados “alimentos ultraprocessados”, como bolachas recheadas, salgadinhos e salsichas. Ela adverte que esses alimentos contém conservantes e gorduras que podem causar doenças cardiovasculares. “Devemos evitar a ingestão desses alimentos e aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes”, frisou. Nesse sentido, a nutricionista sempre dispõe de algumas dicas de receitas saudáveis e saborosas, que estimulam a alimentação saudável.

Segundo a fisioterapeuta Carla Barbosa Rodrigues Vercesi, um dos maiores desafios à perda de peso é a ansiedade, que muitas vezes desencadeia a necessidade de ingestão de alimentos. “Todos os encontros começam com uma sessão de auriculoterapia, que auxilia no controle da ansiedade e facilita o processo de emagrecimento”, informou.
Your browser does not support the video tag.https://cdn.rapidonoar.com.br/videos/prefeitura/2018/09/PI9272/violenciacontramulher.mp4
Paralelamente, os participantes são orientados a cumprir algumas “tarefas” para prevenir a alimentação em excesso. Uma dessas estratégias, conforme a fisioterapeuta, é mastigar lentamente os alimentos e por um número de vezes maior.

Ao final das 12 semanas, Carla informou que o grupo é submetido a uma nova avaliação em que é possível comparar os resultados alcançados. “Ao longo desse processo, ocorre uma perda de peso gradual e duradoura”, frisou. Ela ressaltou que o modelo de trabalho em grupo, que também conta com a atuação da psicóloga Josiane Miranda, fortalece os integrantes a adotar mudanças de hábito necessárias.

Uma das munícipes selecionadas para o programa é S. B., de 41 anos, moradora do Jd. São Lourenço. Ela contou que ficou sabendo da iniciativa durante uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Aeroporto. Animada com essa nova possibilidade, ela disse que já tentou perder peso com ajuda de remédios, dietas e academia. No entanto, nunca obteve o resultado esperado. “A parte emocional também conta e ter ajuda desses profissionais é importante”, comentou.

As atividades em andamento do “Pense Magro” seguem até novembro, só então haverá disponibilização de novas vagas. Além desse projeto, o Nasf desenvolve várias outras ações no Parque Ecológico do Jardim do Lago, como ginástica funcional e pilates de solo. Para informações, os munícipes devem se dirigir à UBS do Jd. do Aeroporto, que fica na Rua Antônio de Luna, s/nº.

Confira a programação:
Segunda-feira
7h30 às 9h – Medidas de saúde (pressão, glicemia, peso e circunferência abdominal);
9h às 10h – Grupo de apoio psicológico e empoderamento feminino;

Terça-feira
07h30 às 8h30 – Aula de ginástica funcional;

Quarta-feira
8h às 9h – Pilates de solo;

Quinta-feira
7h30 às 8h30 – Treino funcional;
8h30 às 11h – Pense Magro (mediante inscrição);
19h30 às 21h – Roda de conversa sobre saúde (os encontros ocorrem quinzenalmente).

Sair da versão mobile