A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Graminha e o curso de Enfermagem da Unip realizaram nesta segunda-feira (11) uma ação de prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa integra as ações no Novembro Azul – campanha dedicada à conscientização do tema, promovida pela Prefeitura de Limeira e pela Santa Casa.
Servidoras da UBS e estagiárias do curso percorreram o comércio local e a Praça Maria Aparecida da Silva Otani, tradicional ponto de encontro de moradores do bairro, para distribuir folhetos e divulgar a importância da prevenção. O público-alvo da campanha são homens acima de 50 anos, que devem fazer a coleta do PSA (Antígeno Prostático Específico) – exame de sangue capaz de diagnosticar a doença em seu estágio inicial.
A enfermeira e coordenadora da UBS, Carina Raquel Opsfelder, acompanhada pela assistente social, Andreza Daniela Santos Costa, destacou que a procura pelo exame na unidade tem sido positiva, com cerca de 50 coletas por semana. “Os homens são mais difíceis de serem abordados, mas o resultado da campanha até o momento mostra que eles estão aderindo mais à prevenção. Inicialmente, é necessário fazer apenas um exame de sangue (o PSA)”, frisou.
Coordenadora do curso de Enfermagem, Flávia Corrêa Porto de Abreu D’Agostini falou sobre a relevância de ações de promoção à saúde, como o Novembro Azul. “Essa é uma experiência muito rica para nossas alunas, pois o cuidado com a saúde não está apenas dentro das unidades. Pequenas atividades como essa são importantes para conscientização da população”, relatou.
A coleta do PSA pode ser feita até o dia 29, sem necessidade de agendamento de consulta. Basta que os homens acima de 50 anos procurem a unidade mais próxima para fazer o exame. Para tanto, é necessário apresentar RG e Cartão SUS, além de seguir rigorosamente as instruções de preparo, são elas:
– Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;
– Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;
– Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;
– Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;
– Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias.