A empresa de turismo no setor aeroespacial, Virgin Galactic, revelou nesta segunda-feira (3), o resultado de sua parceria com a fabricante de motores Rolls-Royce.
O design da mais nova aeronave será capaz de atingir a velocidade mach 3, equivalente a 3 vezes a velocidade do som, ou cerca de 3.700 quilômetros por hora. Superando assim, a mach 2 que alcançou o Concorde, foi pioneira dos voos comerciais supersônicos e operou entre entre 1976 e 2003.
Para um novo avião de passageiros que rompe a barreira do som, o desafio está em solucionar os problemas que levaram a destruição do Concorde, em particular, o barulho gerado pelos motores e o alto consumo de combustível.
A aeronave não teve data de entrega revelada, mas deve fazer voos comerciais levando de 9 a 19 passageiros na primeira classe e na classe executiva, alcançando 60 mil pés (cerca de 18,3 quilômetros). Com ela será possível encurtar a viagem de Londres para Nova York, que geralmente leva mais de 8 horas, para apenas uma hora e meia.
“Estamos empolgados (…) em revelar este conceito de design inicial de uma aeronave de alta velocidade, que visualizamos como a união de uma viagem comercial segura e confiável com uma experiência inigualável para os clientes”, disse George Whitesides, chefe espacial da Virgin Galactic.