Em 1991, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) que no dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Em comemoração à data a equipe do Rápido no Ar entrevistou Larisse Barboza, idealizadora do Projeto Papo de Graça, que é formado por voluntários com amor e disposição de sobra.
A jovem conta que por nove anos visitava o asilo para ver seu avô, que lá morava. Após um ano em luto, Larisse decidiu começar um projeto social, pois viu que os idosos tinham necessidade de amor, doação de tempo e de atenção.
Segundo a jovem, o Dia do Idoso é uma data extremamente importante pois se referência da aprovação do Instituto do Idoso, um documento de grande conquista para as pessoas idosas. “Essa data é uma data que deve ser sim comemorada, lembrada e divulgada para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o porquê desta data”, diz a jovem.
Dentro do projeto Papo de Graça, são desenvolvidas atividades recreativas com os idosos do asilo, entre elas, dominó, truco, jogos de bingo, desenho, contação de histórias, culinária, entre outros. “O projeto tem como objetivo criar momentos. Eu acredito que todas as atividades que desenvolvemos com eles é bastante satisfatória para cada um”, comenta Larisse.
Em entrevista, a jovem contou como o projeto é desenvolvido, o que é necessário para se voluntariar e também explicou a importância de doar um tempo para ter um “Papo de Graça”. Confira: