Feito histórico ou eliminação dolorida. Qual será o destino do Palmeiras hoje à noite na Taça Libertadores da América. O time comandado por Abel Ferreira recebe a LDU, às 21h30, no Allianz Parque, no jogo de volta das semifinais.
O time equatoriano venceu por 3 a 0, na altitude do Equador, e desta forma, poderá perder até por dois gols de diferença. O Palmeiras terá que golear por quatro gols de diferença para decidir mais uma vez a mais importante competição sul-americana ou por três para levar a disputa para as penalidades máximas.
O Palmeiras iniciou o duelo com um aproveitamento quase perfeito na Libertadores: eram nove vitórias e apenas um empate. Na primeira fase teve 100% de aproveitamento no Grupo 6, vencendo os seis jogos.
No mata-mata, o Verdão passou por Universitario do Peru nas oitavas de final, goleando em Lima por 4 a 0 e empatando sem gols no Allianz Parque. Contra o River Plate nas quartas de final, o time de Abel Ferreira venceu os dois confrontos: 2 x 1, no Monumental de Nuñez e 3 a 1, em São Paulo.
A derrota para a LDU, da forma como foi, acendeu o sinal de alerta no alviverde. O Palmeiras assumiu a liderança isolada do Brasileirão após empatar com o Cruzeiro por 0 a 0, no Allianz Parque. O Verdão contou com o inesperado tropeço do Flamengo para o Fortaleza por 1 a 0, na Arena Castelão.
O goleiro Weverton segue fora de combate no Verdão, ao passo que o volante Aníbal Moreno tem status de dúvida. Bruno Fuchs e Emi Martínez brigam por uma vaga no meio-campo, enquanto Mauricio e Raphael Veiga duelam pelo posto de armador principal.
A LDU encerrou a fase de grupos na liderança do Grupo C, com 11 pontos. E chega na semifinal após eliminar dois brasileiros. O time equatoriano passou pelo Botafogo/RJ nas oitavas de final, perdendo no Engenhão por 1 a 0 e vencendo em casa por 2 a 0.
Contra o São Paulo nas quartas de final, a LDU venceu por 2 a 0, no Equador e surpreendeu no Morumbis, vencendo por 1 a 0. Pesa a favor da LDU a altitude de Quito, que fica a 2.850 metros acima do nível do mar. A equipe equatoriana não perde em casa para um time brasileiro há quatro anos.
O técnico da equipe é o brasileiro Tiago Nunes, ex-Ceará, Athetico/PR e Corinthians. A LDU teve um fim de semana de folga, uma vez que enfrentaria o Independiente del Valle. Como seu rival enfrentava o Atlético/MG na Copa Sul-Americana, a Liga Equatoriana adiou o clássico, ajudando os clubes.
Em 11 jogos disputados até aqui na Libertadores, a LDU soma sete vitórias, dois empates e duas derrotas.
Sem novas baixas em seu elenco profissional – exceção feita ao goleiro titular Gonzalo Valle, lesionado com gravidade –, Nunes deve repetir a escalação titular que dominou o Palmeiras, em Quito. Destaque para o atacante Alzugaray, autor de dois gols no duelo no Casa Blanca.
De acordo com o levantamento do site oGol, Palmeiras e LDU se enfrentaram em apenas três ocasiões. O time equatoriano tem a vantagem no retrospecto com duas vitórias, contra apenas uma do alviverde.
Palmeiras x LDU
Palmeiras – Carlos Miguel; Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs (Emi Martínez), Andreas Pereira, Felipe Anderson e Mauricio (Raphael Veiga); Vitor Roque e Flaco López. Técnico – Abel Ferreira.
LDU – Domínguez; Quiñonez, Ade e Mina; Quintero, Villamil, Gruezo, Minda e Ramírez; Alzugaray e Medina. Técnico – Tiago Nunes.
Árbitro – Wilmar Roldan (Colômbia)
Local – Allianz Parque, às 21h30.

