Verdão precisa só de um empate contra o Independiente del Valle
O Palmeiras volta a atuar no Allianz Parque hoje. O Verdão recebe o Independiente del Valle, às 21h30, pela 5ª rodada da fase de grupos da Taça Libertadores da América.
O time brasileiro soma 10 pontos e é líder do Grupo F, com grande vantagem na ponta. Um empate basta para o Verdão ir às oitavas de final. Pode até perder, desde que San Lorenzo e Liverpool termine empatado amanhã.
O time comandado por Abel Ferreira está invicto: venceu três jogos até aqui e empatou um. Na última rodada, goleou o Liverpool-URU por 5 a 0, no Uruguai.
O Palmeiras venceu 16 dos seus 19 últimos jogos que fez como mandante. Na partida passada, o Verdão atuou na Arena Barueri em razão de um show internacional em seu estádio, e perdeu por 2 a 0, pelo Brasileirão.
A ausência de Aníbal Moreno, com uma lesão no olho direito, abre espaço para Zé Rafael e Richard Ríos reeditarem uma parceria de sucesso.
O Independiente del Valle é o vice-líder do grupo, com quatro pontos, mas não tem uma situação confortável, já que os outros dois times da chave, San Lorenzo e Liverpool, têm os mesmos quatro pontos e brigam pela vaga. Na última rodada, o time perdeu para o San Lorenzo por 2 a 0, na Argentina.
O del Valle possui um desempenho regular quando joga fora do Estádio Banco De Guayaquil. Dos últimos seis jogos que fez na condição de visitante, venceu apenas um, empatou quatro e perdeu apenas uma partida.
Brasileiros e equatorianos se enfrentaram apenas três vezes até o momento, todas pela Libertadores, sendo três vitórias do Verdão: a primeira, uma goleada por 5 a 0, no Allianz Parque, e a segunda, 1 a 0, no Equador e, por fim, na edição deste ano, 3 a 2.
Abel Ferreira não escondeu o incômodo pela equipe ter de mandar jogos na Arena Barueri quando o Allianz Parque está indisponível. Após a derrota por 2 a 0 para o Athletico-PR, pelo Brasileirão, o treinador afirmou que o clube não pode abrir mão de atuar em seu estádio e contar com a força de sua torcida. O público mais uma vez foi tímido na segunda casa alviverde, com pouco mais de 12 mil pessoas no local.
A equipe palmeirense ainda não venceu nenhum confronto de Série A na Arena Barueri em 2024, ficando com um aproveitamento de 11,1% no local diante de adversários da primeira divisão.
Além do revés para o Athletico, o Palmeiras foi derrotado por 1 a 0 pelo Internacional, e empatou por 2 a 2 com o Corinthians, clássico disputado ainda pelo Paulistão.
Em 2023, o time de Abel Ferreira disputou o mesmo número de partidas (3) no estádio pelo Brasileirão, alcançando um aproveitamento de 66,6% ao coincidentemente derrotar Athletico-PR e Internacional – 1 a 0, e 3 a 0, respectivamente – e perder clássico diante do Santos, por 2 a 1.
Ao longo de 2024, o Palmeiras já realizou sete partidas como mandante na Arena Barueri. O time de Abel tem quatro vitórias, um empate e duas derrotas, com um aproveitamento de 61,9%.
Palmeiras x Independiente del Valle
Palmeiras – Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Estêvão, Endrick e Flaco López (Rony). Técnico – Abel Ferreira.
Independiente del Valle – Moises Ramírez; Anthony Landazuri, Mateo Carabajal, Richard Schunke e Matias Fernandez; Cristian Zabala, Joao Ortiz e Patrik Mercado; Kendry Páez, Michael Hoyos e Júnior Sornoza. Técnico – Javier Gandolfi.
Árbitro – Alexis Herrera (Venezuela)
Local – Allianz Parque, às 21h30.