Ícone do site Rápido no Ar

Palmeiras e São Paulo decidem hoje Supercopa

César Greco

Palmeiras e São Paulo decidem hoje, a partir das 16h, no Mineirão, quem ergue a primeira taça do futebol brasileiro na temporada. Os rivais paulistas se enfrentam na Supercopa Rei, competição refundada pela CBF em 2020 e que opõe o campeão brasileiro e o vencedor da Copa do Brasil.

Dodecacampeão nacional, o Palmeiras é o atual campeão da Supercopa. Conquistou o torneio no ano passado ao ganhar de 4 a 3 do Flamengo no que foi um dos melhores jogos de 2023. Depois de encerrar o tabu e vencer a Copa do Brasil no ano anterior pela primeira vez em sua história, o São Paulo debuta na competição.

Será a primeira decisão nacional entre os clubes na história. Para o técnico Abel Ferreira, é mais uma oportunidade de reforçar sua idolatria e conquistar o seu décimo título, o que o igualaria a Oswaldo Brandão como o treinador com mais taças na história do Palmeiras.

Situação oposta vive Thiago Carpini. Escolhido para substituir Dorival Junior, o jovem treinador, de 39 anos, chegou ao clube no início desta temporada e busca se estabelecer no comando tricolor. Quer mostrar à torcida que pode ser vitorioso no clube Ele vai atrás do primeiro título de sua curta carreira.

O Palmeiras é o atual campeão paulista, brasileiro e da Supercopa, mas tem o São Paulo como uma pedra no sapato em jogos decisivos, apesar de superar o rival na decisão do estadual de 2022 e de enfiar 5 a 0 no adversário em jogo do Brasileirão de 2023. A equipe tricolor se vangloria de ter eliminado o time de Abel Ferreira nas últimas duas edições da Copa do Brasil.

Capitão do Palmeiras, Gustavo Gómez pode levantar um troféu no clube pela nona vez. É quem mais conseguiu o feito, seguido pelo ídolo Ademir da Guia, que ergueu sete taças.

Não deve haver novidade na escalação de ambos. É esperado que o Palmeiras jogue com a conhecida linha de três defensores, com o lateral Marcos Rocha ao lado dos zagueiros Gustavo Gómez e Murillo. Nessa formação, outro lateral, Mayke vira ala ao atacar pela direita.

Já o São Paulo deve repetir a escalação que derrotou o Corinthians em Itaquera, em partida que ganhou as manchetes pela quebra do tabu são-paulino de nunca ter vencido o rival em seus domínios.

VAR

Uma novidade na final. A CBF informou que todas as decisões do VAR serão mostradas às torcidas de imediato. Como na NBA e na NFL, dos Estados Unidos, o árbitro vai usar um microfone no uniforme. Bráulio da Silva Machado vai ter de explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público de imediato.

Além de Bráulio da Silva Machado, a decisão contará com os assistentes Guilherme Camilo e Rodrigo Correa, pelo quatro árbitro Rafael Klein, além de Fernanda Kruger como quinta árbitra e de Antonio Pereira da Silva como assessor. Na cabine do VAR, o árbitro de vídeo será Wagner Reway, acompanhado dos assistentes Cleriston Clay e Daniel Nobre Bins. Péricles Bassols será o observador de VAR.

Palmeiras x São Paulo
Palmeiras – Weverton; Rocha, Murilo e Gómez; Mayke, Richard Rios, Zé Rafael, Raphael Veiga e Piquerez; Rony e Flaco Lopez. Técnico: Abel Ferreira.
São Paulo – Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington; Alisson e Pablo Maia; Wellington Rato, Luciano e Lucas; Calleri. Técnico: Thiago Carpini.
Árbitro – Braulio da Silva Machado (SC).
Local – Mineirão, em Belo Horizonte, às 16h.

teste
Sair da versão mobile