Os torcedores do Palmeiras estarão grudados hoje na televisão. Às 13h30 (de Brasília), o Al-Ahly, do Egito, encara o Monterrey, do México, no Estádio Al Nahyan, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, pelas quartas de final do Mundial de Clubes da Fifa. O vencedor enfrentará o Palmeiras, terça-feira, às 13h30, pelas semifinais.
Atual bicampeão da Liga dos Campeões da África, o Al-Ahly, do técnico sul-africano Pitso Mosimane, tem sete desfalques por conta da Copa Africana de Nações, que termina neste domingo. O Egito encara o Senegal na decisão. O Al-Ahly é o maior campeão do continente africano, com 10 títulos.
O Al Ahly jogou pela última vez no Campeonato Egípcio e empatou por 1 x 1 com o Future. Do mesmo modo, o Monterrey ficou no 2 a 2 com o Cruz Azul, pela Liga Mexicana. Os dois times se enfrentaram apenas duas vezes na história, ambas pelo Mundial. O time mexicano levou a melhor em ambas.
O Monterrey chega ao seu quinto Mundial de Clubes. Nas edições de 2012 e 2019, terminou na terceira colocação.
Atual campeão da Concacaf, o time mexicano manteve a sua base e realizou duas contratações: os meias Luis Romo e Rodolfo Pizarro. A equipe ocupa a 8ª posição no Campeonato Mexicano, com uma vitória e dois empates.
Palmeiras
O zagueiro Murilo e o volante Jailson completaram a pré-lista de 35 jogadores do Palmeiras inscritos para o Mundial. Por outro lado, Allanzinho foi cortado pelo técnico Abel Ferreira. O Verdão tem até amanhã para definir 23 nomes que poderão atuar no Mundial.
A FIFA permitiu esse acréscimo por conta dos casos de covid-19. Na chegada ao hotel, o goleiro Vinícius Silvestre testou positivo e foi isolado no quarto. Desta forma, o goleiro Matheus, campeão da Copa São Paulo de Juniores, viajou às pressas para compor o elenco. O lateral Vanderson e o atacante Giovani, também campeões da Copinha, foram outros escolhidos por Abel para a viagem.
O lateral uruguaio Piquerez e o atacante Gabriel Verón testaram positivo para a covid-19 antes do embarque.
O Palmeiras está concentrado em um dos hotéis mais luxuosos de Abu Dhabi. Trata-se do cinco estrelas Shangri-La Qaryat Al Beri, um dos mais famosos da cidade. O local conta com uma praia particular para os hóspedes, com acesso direito pelo hotel. A diária mais cara custa R$ 5 mil. A alimentação está a cargo da nutricionista Mirtes Stancanelli.
O elenco trabalhou ontem no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi. A imprensa teve a oportunidade de acompanhar cerca de 15 minutos do início da atividade. Há uma preocupação da comissão técnica com o desgaste e a adaptação ao fuso horário.
Para a semifinal, Abel Ferreira deve manter a base que vinha atuando no Campeonato Paulista. O Verdão tem chance de começar com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Jorge; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga, Dudu e Rony.
Chelsea
O Chelsea entra em campo hoje, antes do embarque para o Mundial de Clubes. O time inglês enfrenta o modesto Plymouth Argyle, da 3ª Divisão, pela 4ª fase da Copa da Inglaterra.
O técnico Thomas Tuchel deve poupar dois de seus principais jogadores. Desgastados pelos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo no meio de semana, o zagueiro brasileiro Thiago Silva e o meia norte-americano Pulisic ficarão de fora.
O Chelsea terá um desfalque importante para o Mundial. O lateral-direito Reece James, de 22 anos, não se recuperou totalmente de uma lesão na coxa e está fora da disputa. Marcos Alonso, que atua na esquerda, pode ser improvisado na posição. Até o atacante brasileiro Kennedy, que está de volta depois de um empréstimo ao Flamengo, pode exercer essa função.
O Chelsea enfrentará na quarta-feira, às 13h30 (de Brasília) o vencedor de Al Hilal, da Arábia Saudita e Al Jazira, do Catar, que jogam amanhã.
Goleada
O Mundial de Clubes da Fifa começou com muitos gols e nenhuma surpresa nos Emirados Árabes Unidos. Representante do país-sede, o Al Jazira não encontrou dificuldades para passar pelo Pirae, time semiamador do Taiti, com goleada por 4 a 1 no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dabi. O time da casa ainda teve três gols anulados pelo VAR.
Com o resultado, o primeiro adversário do Chelsea no Mundial de Clubes será um rival árabe, já que o Al Jazira vai enfrentar o Al Hilal, da Arábia Saudita, na próxima fase. Quem ganhar encara o campeão europeu na busca por uma vaga na decisão.
Al-Ahly x Monterrey
Al-Ahly – Lotfi; Rabia, Benoun e Koka; Hany, Dieng, Magdy e Miquissone; Tau, Hassan e Abdelkader. Técnico – Pitso Mosimane.
Monterrey – Andrada; Medina, Montes, Moreno e Gallardo; Ortiz, Romo e González; Meza, Janssen e Funes Mori. Técnico – Javier Aguirre.
Árbitro – Chris Beath (AUS)
Local – Estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi, às 13h30 (de Brasília)
Transmissão – Band e BandSports