Ícone do site Rápido no Ar

Painel Olímpico 06 – desempenho dos brasileiros em Paris

Gaspar Nóbrega/COB

Tênis de Mesa
Na Arena Paris Sud 4, pelas quartas-de-final, Hugo Calderano precisou de apenas 28 minutos para derrotar o sul-coreano Woojin Jang por um contundente 4 x 0 e avançar no torneio de tênis de mesa dos Jogos Olímpicos Paris 2024. É a primeira vez que um brasileiro alcança uma semifinal olímpica, e Hugo aguarda agora o vencedor do confronto entre o sueco Truls Moregard e o egípcio Omar Assar para saber quem vai enfrentar na próxima fase.

Judô
Patrimônio do esporte nacional, Mayra Aguiar ensina o espírito olímpico em gestos, golpes e palavras. Única tricampeã mundial de judô do país, a brasileira sentiu o gosto amargo da derrota em Paris 2024. Depois de cinco participações olímpicas, a judoca volta para casa sem medalhas, o que não acontecia desde Pequim 2008, quando ainda era uma adolescente de 17 anos.

Ela está na galeria das mulheres brasileiras com mais medalhas, três ao todo, ao lado da ginasta Rebeca Andrade e da jogadora de vôlei Hélia Fofão. Depois de um ciclo olímpico duro, com lesões e dores constantes, Mayra ainda deu azar no chaveamento da categoria 78kg em Paris. No primeiro combate, já enfrentou a atual campeã mundial, a italiana Alice Bellandi. Após uma luta equilibrada, a brasileira acabou perdendo por wazari já no golden score.

Natação
O Brasil voltou a uma final feminina de revezamento após 20 anos. As mulheres garantiram vaga para a decisão do 4x200m na manhã de hoje. As brasileiras terminaram em segundo lugar na série e quinto na colocação geral com 7min52s81, apenas um décimo atrás do recorde sul-americano de 7min52s71 batido no Campeonato Mundial Doha 2024.

Maria Fernanda Costa abriu para 1min56s89. Stephanie Balduccini fez 1min57s93, Maria Paula Heitmann completou em 1min59s43 e Gabrielle Roncatto fechou em 1min58s56. Ela quase alcançou a equipe dos Estados Unidos, que ganhou a bateria com 7min52s71. É a quarta final olímpica da natação nos Jogos Olímpicos Paris 2024, a terceira das mulheres. A decisão acontece ainda hoje, às 16h49 (de Brasília).

Atletismo
Na marcha atlética feminina, o Brasil acabou terminando sem medalhas. Três brasileiras participaram da disputa e a melhor colocada foi Erica Sena, que terminou a prova em 13º lugar com o tempo de 1h29min32s. Viviane Lyra terminou em 19º lugar, com 1h30min31s, e Gabriela Sousa ficou na 36º colocação com 1h35min50s.

Hipismo
O time brasileiro de hipismo acabou eliminado na disputa do salto por equipes. Por problemas na espora do cavalo de Pedro Veniss, o Brasil perdeu a chance de se manter na briga por medalhas, mesmo vindo bem na competição após as duas primeiras apresentações. Pedro Veniss, com o cavalo Nimrod de Muze, foi o primeiro a se apresentar e completou o percurso sem nenhuma falta, deixando a equipe na 5ª colocação. Stephan Barcha, montando Primavera, foi o segundo a entrar em ação e anotou 4 penalidades. Com a eliminação, Rodrigo Pessoa, que montaria na sequência, sequer teve a oportunidade de se apresentar. Com a desclassificação, Pedro Veniss também está fora da disputa individual. Stephan Bacha, Rodrigo Pessoa e Yuri Mansur estão mantidos na briga.

Tiro
Por oito pontos, a brasileira Geovana Meyer não conseguiu se classificar à fase final do tiro esportivo na categoria carabina 3 posições 50m. Ela se despede dos Jogos Paris 2024 após ter terminado na 22ª colocação entre 32 atletas, com 581 pontos. Na competição se classificaram as oito melhores colocadas. Em Paris, Geovana também participou do tiro esportivo na categoria carabina 10m e terminou na 38ª posição na fase classificatória, não avançando na disputa.

*** Texto do site oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro)

Sair da versão mobile