Ícone do site Rápido no Ar

Pacientes recuperados da Covid-19 devem receber tratamento para sequelas em Iracemápolis

Mesmo após se recuperar da Covid-19, muitos pacientes necessitam de acompanhamento devido às sequelas que podem ser causadas pela doença. Dessa maneira, Iracemápolis passa a oferecer atendimento multidisciplinar no Ambulatório Pós-Covid, implantado na Unidade de Saúde Noé Franco de Campos, no Residencial Aquárius.

A Prefeitura de Iracemápolis informa que o objetivo é oferecer um atendimento com uma equipe multidisciplinar para aqueles que passaram pela hospitalização devido ao coronavírus. Será oferecido atendimento com o clínico geral, Dr. Gersel Moro, além de acompanhamento com nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e educador físico. “Quando o médico identificar a necessidade de atendimento com outros especialistas, será feito também o encaminhamento a profissionais do município”, comenta o coordenador de Saúde, Juvenal Baptistella Chiocheti.

Ele explica que o acompanhamento começará 14 dias após a alta para hospitalizados em leitos de enfermaria e 21 dias após a alta daqueles que ficaram entubados. “Percebemos que os pacientes acabam permanecendo com muitas sequelas, que dificultam sua qualidade de vida. Essas situações vão desde a traumas emocionais, problemas de alimentação e também de locomoção. Nosso objetivo é que essas pessoas tenham acesso a profissionais que atenderão de forma completa para a retomada de suas rotinas”, cita ele.

AMBULATÓRIO REFERÊNCIA
Iracemápolis já conta com o Ambulatório de Referência para atendimento da população para consultas e realização de testes. Também foram criados leitos no Pronto Atendimento Municipal para oferecer atendimento aos moradores que necessitam de internação e aguardam transferência.

“Estou muito grata por estarmos hoje iniciando esse trabalho com as pessoas que se recuperaram da covid-19. Tenho falado que a saúde tem sido uma prioridade para nós durante esses primeiros meses”, destacou a prefeita Nelita Michel (PL). Somente na enfermaria para a covid-19, desde o início das internações, o município já atendeu cerca de cem pacientes.

ATIVIDADES FÍSICAS
O coordenador de Esportes do município, João Cleber, que é educador físico e especialista em Biomecânica do Movimento, fará o acompanhamento com a equipe da saúde, juntamente com professores do setor.

Como parte do projeto, um Centro de Atividades Físicas Pós-Covid será montado no salão maior do Centro de Lazer. “Nosso principal objetivo é devolver as funções que ficaram comprometidas ou se perderam por conta da internação ou doença. Vamos atuar para que esse paciente volte a realizar suas atividades diárias”, explicou.

A EQUIPE

Além do médico, Dr Gersel Moro, e do diretor de Esportes João Cleber também integram a equipe a psicóloga Elisandra Rizzo, a nutricionista Gabriela Gomes Ribeiro e a fisioterapeuta Fernanda Camila Boscaíno. O Conselho Municipal da Saúde também participou hoje do início dos atendimentos.

teste
Sair da versão mobile