Ícone do site Rápido no Ar

Pacientes com Covid-19 em Iracemápolis morrem na fila aguardando transferência para UTI

Iracemápolis (SP) registrou nesta segunda-feira (22) a morte de quatro pessoas em decorrência da Covid-19. Três delas aguardavam por uma vaga para serem transferidas para a UTI de um hospital. Os pacientes estavam entubados e em respiradores dentro do Pronto Atendimento municipal.

Segundo o coordenador de Saúde, Juvenal Baptistella Chiocheti, os pacientes infectados com o novo coronavírus que precisam de internação, estão recebendo os cuidados médicos no PA e medidas estariam sendo tomadas para ampliar o atendimento na própria cidade, já que toda a região já sofre com a lotação dos hospitais. São cinco pacientes na enfermaria e um aguardando transferência para UTI, já entubado e em respirador.

Segundo Chiocheti, a regional que abrange Iracemápolis (DRS-X/Piracicaba) tem 51 pacientes entubados, em respiradores, acolhidos em pronto socorros, todos aguardando por leitos. Além disso, equipamentos estariam indisponíveis no mercado, impossibilitando que novos leitos sejam criados, portanto, só há novas vagas quando há mortes de pacientes que ocupam as UTIs.

NOVAS MEDIDAS
O coordenador de Saúde afirma que o pronto socorro de Iracemápolis está com dois médicos clínicos e a partir de abril serão três clínicos durante o dia e dois à noite. Os médicos estão ligando diariamente aos familiares para comunicar a evolução do paciente. “Por isso, pedimos que não venham ao pronto socorro, aguardem a ligação”, alerta.

Para pacientes que passam por atendimento com sintomas leves, durante a semana os postos de saúde estão fazendo a entrega de medicamentos. Já aos finais de semana, kits serão entregues durante o atendimento para dar início ao tratamento. Além disso, serviços de fisioterapia e psicologia estão sendo oferecidos aos pacientes, bem como a familiares e funcionários.

O coordenador pede os cuidados paliativos: não sair sem máscaras e não participar de aglomerações. “Tenham a compreensão e nos ajudem. Todos os pacientes estão sendo assistidos 24h enquanto aguardam a transferência para a UTI”, comenta Chiocheti. “A grande maioria [dos municípios paulistas estão] com pacientes aguardando por leitos de UTI”, diz.

CONTRA FAKE NEWS
A prefeita de Iracemápolis, Nelita Michel, fez um apelo em vídeo compartilhado no Facebook oficial do município pedindo colaboração da população. “O assunto é muito sério, não sei se precisa desenhar para vocês entenderem. Neste final de semana é lamentável o que a gente recebeu de denúncia de aglomerações por toda a cidade, em chácaras e casas. Pessoas estão morrendo em todo o Brasil, usem máscara, fiquem em casa, isolamento social. É muito sério. Só vá ao pronto socorro se for de extrema urgência e emergência”, pediu Nelita.

Ela alertou para a propagação de notícias falsas, as chamadas fake news. “Agora é hora de salvar vidas. O que estamos fazendo aqui no hospital é dar um alento a essas pessoas, para que elas não morram na calçada, mas não há vagas”, disse. “Pelo amor de Deus, eu estou apelando para vocês, não tem mais o que fazer, vai morrer mais gente se vocês não tiverem essa consciência. Do fundo do meu coração, se cuidem, porque a guerra já começou”.

teste
Sair da versão mobile