A Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana, deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a Operação Rota Fantasma, com foco no combate ao desvio de cargas na região. Durante a ação, uma carga de 23 toneladas de polipropileno, avaliada em R$ 385 mil, foi recuperada no município de Rio Claro (SP).
A carga, composta por 21 “bags”, havia sido carregada na cidade de Pindamonhangaba (SP) com destino a Goiana (PE). No entanto, segundo as investigações, o trajeto original foi desviado de forma criminosa, e o material foi descarregado em uma chácara localizada na estrada do Sobrado, zona rural de Rio Claro.
No momento da chegada das equipes da DIG, dois homens estavam no local auxiliando no descarregamento do material e foram presos em flagrante. Ambos responderão por receptação qualificada e associação criminosa. Outras duas pessoas já foram identificadas e são investigadas por participação no esquema.
A perícia técnica foi acionada para fazer o levantamento no local e confirmar a integridade da carga, que posteriormente foi devolvida ao representante legal da empresa responsável pelo transporte, mediante apresentação de documentação.
De acordo com a Polícia Civil, o motorista contratado para realizar o transporte teria utilizado documentação falsa, inclusive com placas adulteradas, para efetuar o desvio. A empresa de transporte, com sede em Betim (MG), já havia registrado o desaparecimento da carga e do condutor junto à Polícia Civil de Minas Gerais, tratando o caso inicialmente como roubo.
As investigações seguem em andamento para localizar os demais envolvidos no esquema, que pode integrar uma organização criminosa especializada no desvio e receptação de cargas.
A Operação Rota Fantasma foi planejada com base em ações de inteligência policial e colaboração de empresas do setor logístico, que vêm enfrentando prejuízos crescentes com crimes dessa natureza no estado.

