Nesta quarta-feira (17), o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), em conjunto com o Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Piracicaba (SP), realizaram a operação “Oposição” em Rio Claro (SP). A ação resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, além de oito mandados de prisão preventiva.
As investigações revelaram a existência de uma organização criminosa autointitulada “Oposição ao PCC”, o que gerou uma intensa disputa entre os criminosos na cidade.
O grupo contava com armamentos pesados, munições e coletes balísticos, além de estar envolvido no tráfico de drogas e movimentar consideráveis somas de dinheiro. Além das prisões, foi possível efetuar o sequestro de bens no valor de R$ 12.586.000,00.
Durante a operação, foram apreendidos dinheiro em espécie, celulares, armas e munições. Cinco mandados de prisão foram cumpridos, enquanto três indivíduos, incluindo o líder da organização criminosa, permanecem foragidos. O líder conseguiu fugir através de um buraco no muro de sua mansão, situada em um loteamento fechado na cidade de Ipeúna (SP).
A ação conjunta do 10° BAEP envolveu 20 viaturas, mais de 40 policiais e quatro cães treinados no combate ao crime, resultando em uma operação bem-sucedida de combate à facção criminosa em Rio Claro.