Ícone do site Rápido no Ar

Operação lacra desmanche ilegal em Limeira e encontra veículos furtados

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) lacrou, nesta terça-feira (5), duas unidades de um desmanche que operava ilegalmente no Jardim São Lourenço, em Limeira.

A megaoperação para combater o comércio irregular de peças automotivas mobilizou além do Dentran, a Gaurda Civil Municipal (GCM) e as polícias Civil e Militar. A ação ocorreu em um ponto de vendas que não possuía alvará de funcionamento e que apresentava histórico de notificações por parte da prefeitura. O local, assim como outros cinco endereços relacionados ao comércio, foram lacrados por instâncias municipais e pelo Detran, que alegou falta de credenciamento junto à Instituição.

PUBLICIDADE

A operação resultou na remoção de cinco veículos de pequeno porte em péssimo estado de conservação e de um caminhão carregado de peças automotivas. O chefe de Divisão de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana, Wagner Geromim Valente, afirmou que o caminhão foi deixado no meio da via, com pneu furado. “O licenciamento estava vencido, sendo que o condutor fugiu do local”, disse. Segundo Geromim, foram emitidas 16 autuações de trânsito, por estacionamento de veículos em canteiro central e em guia rebaixada. Houve, ainda, outras oito notificações por parte de órgãos municipais.

As peças comercializadas ficavam armazenadas irregularmente em uma oficina, em terrenos a céu aberto e na calçada. Em um dos endereços, havia uma montanha de tanques de gasolina, pneus, escapamentos, entre outros componentes automotivos, sem nenhum tipo de cobertura. Agentes de Controle de Zoonoses localizaram água parada e larvas. A situação levou a Divisão de Vigilância Sanitária a emitir um auto de infração por fator ambiental de risco à saúde. “Essa é uma das ações que estamos desencadeando contra dengue e que faremos em outros locais com presença de recicláveis e de peças de carro”, afirmou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Segundo a coordenadora da Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, o comércio era considerado ponto estratégico para controle da dengue e era monitorado periodicamente pelos agentes. Ela informou que as larvas, encontradas sob partes de automóveis, serão encaminhadas para análise e verificação de compatibilidade com o Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Para evitar a proliferação do mosquito, alguns pontos receberam larvicida.

Fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente emitiram notificação em decorrência do acúmulo de peças automotivas com vazamento de óleo no solo e na calçada. A notificação tomou como base o Código Municipal de Meio Ambiente (Lei 650/2012). Funcionários da Secretaria de Fazenda, por sua vez, também emitiram notificação de interdição e de encerramento de atividades, considerando-se ausência de alvará de funcionamento para comércio de peças automotivas usadas, desmanche de veículos e depósito de sucatas. Por ser reincidente em ambas as ocorrências, o proprietário será multado.

O secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, destacou que a operação foi deflagrada a partir do recebimento de diversas denúncias junto ao sistema 156 e de solicitação do Conseg da região. “Verificamos a necessidade de fazer uma operação conjunta, com envolvimento de vários setores municipais, bem como da GCM e das polícias Civil, Militar e do Detran. Além de peças abandonadas e do risco de dengue, constatamos a presença de dois veículos furtados”, disse.

Operações dessa natureza, de acordo com o secretário, serão realizadas em outros pontos da cidade. “Queremos manter a cidade limpa e ordenada, visando garantir a qualidade de vida da população”, afirmou. Oliveira reforçou, ainda, que denúncias semelhantes devem ser encaminhadas ao 156.

O prefeito Mario Botion ressaltou a preocupação com a segurança dos munícipes e que as secretarias municipais têm se empenhado em operações que visem o bem-estar da população. “Estamos articulando ações em conjunto com a GCM e setores estaduais no sentido de somar esforços, recursos financeiros e humanos para oferecer maior segurança aos cidadãos”, frisou.


FURTO


Durante os trabalhos, conforme mostramos aqui no Rápido no Ar, um Buggy que pertencia ao cantor José Rico, que fazia dupla com Milionário, foi localizado por Agentes de Trânsito, pelo Pelotão Ambiental e pela Guarda Civil Municipal (GCM). O veículo foi furtado em setembro e estava em um galpão no bairro dos Jequitibás. Outro veículo, um Chevete bege, furtado em Santa Bárbara D’Oeste, foi recuperado em uma chácara nas imediações. A polícia investiga se ambos os locais pertenciam ao proprietário do comércio de autopeças. Duas pessoas foram detidas e o proprietário do estabelecimento está foragido.

Sair da versão mobile