A Polícia Civil realizou, na manhã desta segunda-feira (18), a Operação Klon para combater uma organização criminosa que atua na clonagem de cartões bancários de diversas instituições financeiras na região metropolitana de Sorocaba. Um homem foi preso e mais de 3 mil cartões apreendidos.
O grupo era investigado por agentes do 6º Distrito Policial do município há aproximadamente três meses e, segundo apurado, aplicava golpes se utilizando de cartões de credito e debito clonados, causando prejuízos milionários para os correntistas e as próprias instituições financeiras.
As atividades de campo foram deflagradas com apoio do Centro de Inteligência da Delegacia Seccional e cumpriram três mandados de busca para a coleta de mais indícios das práticas criminosas. Só hoje, foram apreendidos 3.090 cartões clonados e uma máquina de gravação de tarja magnética.
Também foram recolhidos equipamentos de informática, como dois notebooks, além de aparelhos celulares e alguns cadernos com diversas anotações relacionadas aos golpes. No transcorrer das investigações, outros 4 mil cartões adulterados já haviam sido apreendidos para análise.
Os objetos apreendidos nesta manhã foram encontrados na casa do indiciado, que admitiu que teria sido contratado para testar os cartões. Ele foi preso em flagrante e conduzido ao Centro de Detenção Provisório (CDP) da cidade de Sorocaba, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Todos os materiais foram encaminhados ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia. A ocorrência foi registrada como falsificação de documento particular ou de cartão. A Polícia Civil prossegue com as investigações para tentar identificar e prender outros envolvidos.