Ícone do site Rápido no Ar

Operação Inverno registra 579 abordagens e leva 78 pessoas ao albergue em uma semana em Campinas

Foto: Fernanda Sunega

A Operação Inverno 2026 realizou 579 abordagens a pessoas em situação de rua entre os dias 25 e 31 de maio, em Campinas. No período, 78 pessoas foram encaminhadas ao Serviço Municipal de Atendimento Integrado (Samim), o maior número semanal de acolhimentos desde o início da ação, em 1º de maio.

De acordo com a Prefeitura de Campinas, a quinta semana da Operação Inverno registrou aumento nos encaminhamentos ao acolhimento institucional em comparação com a semana anterior, quando 74 pessoas foram levadas ao Samim. As equipes também distribuíram 1.169 cobertores durante os sete dias de trabalho.

Entre as pessoas abordadas estavam 460 homens, 85 mulheres, 25 idosos e 9 pessoas LGBT. Apenas uma recusa de acolhimento foi registrada no período.

Desde o início da operação, Campinas contabilizou 2.541 abordagens, 277 encaminhamentos ao albergue municipal e a distribuição de 4.709 cobertores. O balanço acumulado aponta ainda sete recusas de acolhimento.

A Operação Inverno segue até 30 de setembro e reúne equipes da assistência social, Centros POP, Caps AD, Consultório na Rua e Samim para ampliar a proteção à população em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios.

Campanha do Agasalho supera 3,7 toneladas

O estoque de cobertores e roupas utilizado na operação é reforçado pela Campanha do Agasalho 2026, que já arrecadou mais de 3,7 toneladas de donativos. A ação segue até 31 de julho e conta atualmente com 165 pontos de coleta espalhados pela cidade.

Segundo a administração municipal, há necessidade principalmente de roupas masculinas, item considerado o mais escasso entre as doações recebidas.

Sair da versão mobile