Uma operação integrada da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Urbanismo e da Polícia Civil fiscalizou comércios de recicláveis nesta terça-feira (20) no Centro da cidade e no Jardim Baroneza. A ação resultou na condução de três pessoas à Delegacia de Investigações Gerais (DIG).
Segundo as forças envolvidas, a operação teve como foco combater a receptação de materiais furtados e verificar se os estabelecimentos estavam funcionando dentro da legalidade. Ao todo, seis locais foram vistoriados durante a ação.
No Jardim Baroneza, os agentes encontraram um comércio que já havia sido lacrado anteriormente, mas que continuava em funcionamento de forma irregular. No local, também foram localizados produtos com data de validade vencida.
O responsável foi conduzido à DIG para as providências legais.
Outro ponto fiscalizado, na região central, foi flagrado comercializando recicláveis mesmo estando proibido de exercer a atividade. Duas pessoas foram levadas à DIG para prestar esclarecimentos. A ocorrência seguia em apresentação até a última atualização.
De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, Misael de Souza, operações integradas ajudam a reduzir crimes ligados a furtos e receptação, principalmente na área central, além de trazer mais segurança à população.
O coordenador de fiscalização da Secretaria de Urbanismo, Emílio Carlos Albieri, afirmou que as ações são motivadas por denúncias e ocorrências recorrentes envolvendo comércios de reciclagem e sucatas, reforçando a necessidade de regularização e cumprimento das normas.

