Ícone do site Rápido no Ar

A Polícia Civil realizou a operação “Trem Bala” na manhã desta quarta-feira

Ao todo, 25 pessoas foram presas suspeitas de fazerem parte de uma quadrilha que roubava trens de carga. Ao todo, policias cumprem 30 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão nas cidades de Cordeirópolis, Campinas, Santa Gertrudes, Rio Claro, Ipeúna e Pradópolis.

As investigações começaram há oito meses e, segundo a polícia, o grupo é estruturado e comete roubos, furtos, homicídios e descarrilamento de trens.

PUBLICIDADE

As investigações apontam que integrantes da quadrilha pulavam de pontes em cima dos vagões e conseguiam saquear as cargas de grãos e demais produtos transportados. Outros integrantes ficavam aguardando em pontos estratégicos.

Foto: Polícia Civil

Nesses locais eram instalados bancos e água potável para que os criminosos pudessem aguardar a carga roubada.

Em um dos casos, o alvo foi um vagão frigorífico, a empresa teve o prejuízo de R$ 1 milhão. Os criminosos levaram 20 caixas de carne, pesando 20 quilos cada. Mas deixaram o vagão aberto e o restante da mercadoria acabou perdida.

Segundo o delegado responsável pela investigação, William Marchi, foram feitos 60 boletins de ocorrência de roubo de cargas de trem somente em 2016.

Ainda de acordo com as investigações, um vigilante que fazia a cobertura de um dos trechos com a intenção de inibir a ação dos criminosos, foi morto e um outro baleado no braço.

Os criminosos têm duas formas de furtar as cargas. Em uma delas, utilizavam troncos e galhos de árvores para descarrilhar a locomotiva. Como o socorro demora para chegar ao local, porque precisa de uma escolta armada, os criminosos tinham tempo para furtar a mercadoria. Em outra abordagem, integrantes do bando saltavam de pontilhões nos vagões em movimento, enchiam sacas e jogavam para comparsas em pontos estratégicos.

Todos os presos na ação foram levados para a Delegacia de Cordeirópolis.

Sair da versão mobile