Ícone do site Rápido no Ar

Operação da DIG, Dise e GOE em Limeira desarticula ação de bando que roubava cargas milionárias de cigarros

Fotos: Polícia Civil

A Polícia Civil de Limeira (SP), por meio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e GOE (Grupo de Operações Especiais), realiza, desde as primeiras horas desta manhã de terça-feira (28), uma operação contra o crime organizado e de combates ao porte de arma de fogo de calibre restrito e roubos de carga – com destaque para as de cigarros cujos valores são milionários.

Até o momento, segundo a polícia, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e cinco de prisões temporárias, em face de cinco membros de uma organização criminosa voltada a prática de delitos patrimoniais graves, com atuação regional, e responsável por roubos de cargas de propriedade da empresa Souza Cruz.

A investigação, segundo o delegado Leonardo Burger, titular da DIG, teve início a partir de roubos a cargas de cigarros, registrados em Limeira, oportunidade em que policiais civis da DIG, e policiais militares, conseguiram prender dois indivíduos e recuperar a totalidade da carga avaliada R$ 8 milhões, além de outras duas ocorrências de roubo registradas na cidade de Cordeirópolis (SP) e uma terceira ocorrência registrada em Araras (SP).

Os criminosos, segundo a autoridade policial, costumam usar fuzis, incluindo AK-47 e Parafal de calibres 7.62. Em ocorrência registrada em 10 de abril deste ano, policiais militares rodoviários conseguiram interceptar um caminhão que transportava a carga roubada de uma das carretas da Souza Cruz.

Na ocasião, de acordo com o Dr. Leonardo, foram presos 17 “chapas” ( homens com a função de fazer o transbordo da carga) e que são levados de Van para o local do transbordo – eles recebem uma baixa quantia pelo serviço desqualificado.

Nesta ocorrência, três criminosos morreram em confronto com policiais do COE (Comando e Operações Especiais). Entretanto, segundo o delegado, a investigação acabou desviando a identidade dos mentores intelectuais e executores dos débitos patrimoniais, aqueles cuja prisão desmantela a organização e contribui com a cessação dos roubos na região de São Paulo.

Até o momento foram apreendidos uma pistola Glock de 9 mm, uma de marca Sig Sauer calibre 380, munição de calibre 12mm, placas e roupas usadas em roubos de cargas de cigarros.

 

Sair da versão mobile