Ícone do site Rápido no Ar

Operação Cronos: Apurações fazem com que detentos percam saída temporária

Foto: Reprodução/MPSP

Cerca de 40 detentos identificados pela prática de crimes ou infrações disciplinares dentro de unidades prisionais perderam direito à saída temporária de fim de ano, ficando isolados e sendo colocados cautelarmente em regime fechado pelo Juízo das execuções criminais.

A medida foi tomada após apurações feitas durante a Operação Cronos, deflagrada pelo GAECO no dia 18 do mês passado, cujo trabalho realizado pelas autoridades identificou a existência de esquema estruturado para a venda de drogas realizado por detentos no interior do Centro de Progressão Penitenciária de São José do Rio Preto

Entre os delitos praticados pelos detentos estavam integração em organização criminosa, tráfico de drogas, uso de celular e consumo de drogas nas dependências de presídios. Todos responderão por faltas graves, com possível regressão de regime e perda de benefícios.

Segundo o apurado em atuação integrada com a Polícia Penal, integrantes do PCC que cumpriam pena no regime semiaberto vendiam drogas para outros detentos, além de usarem celulares para organizar e coordenar crimes de tráfico fora do ambiente carcerário.

Desse grupo, 12 detentos também foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e respondem por crimes de integração em organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Nas demais frentes da investigação, houve denúncia contra outras 20 pessoas, pelos mesmos crimes, com ações penais em trâmite perante as Comarcas de Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga.

 

Sair da versão mobile