A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), por meio do Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9) e do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (10º BAEP), realiza na manhã desta terça-feira (20) uma operação conjunta com a Polícia Federal nos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira e Piracicaba.
A ação tem início às 6h e é resultado de investigações que tiveram como ponto de partida uma prisão realizada pelo 10º BAEP em janeiro de 2025, em Limeira, quando 15 bolivianos foram detidos por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. Na ocasião, as forças de segurança identificaram um esquema no qual imigrantes recebiam cerca de R$ 2 mil para ingerir cápsulas de cocaína e transportá-las em viagens clandestinas. Um dos presos chegou a engolir mais de 120 envelopes da droga.
As investigações foram conduzidas pela Polícia Federal, com apoio do serviço de inteligência e do efetivo operacional do 10º BAEP. O objetivo da operação é o combate ao crime organizado, com foco na repressão ao tráfico internacional de entorpecentes.
Durante a ação, estão sendo cumpridos mandados de prisão e mandados de busca e apreensão domiciliar em endereços previamente identificados e ligados aos alvos investigados.
As forças de segurança destacam que a integração entre as instituições é fundamental para o enfrentamento qualificado da criminalidade organizada, contribuindo para a preservação da ordem pública e para o aumento da segurança da população.

