Ícone do site Rápido no Ar

Ônibus devem parar nesta sexta-feira em Limeira

Nesta sexta-feira (30), os motoristas e cobradores do transporte público de Limeira devem aderir à greve. É o que promete a categoria, que fará uma assembleia geral às 4h desta sexta-feira (30) na garagem da Viação Limeirense. O objetivo é somar à greve geral convocada pelas centrais sindicais e movimentos sociais.

Em contrapartida, a Prefeitura de Limeira conseguiu uma liminar no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que determina a manutenção de 50% dos serviços de transporte público.

PUBLICIDADE

A multa diária em caso do descumprimento da liminar será de R$ 5 mil por trabalhador. No processo, o desembargador Edmundo Fraga Lopes ressaltou que a manutenção de percentual mínimo de trabalhadores para o atendimento à comunidade deve “ponderar o interesse público e a possibilidade do exercício do direito de greve”.

De acordo com o sindicato da categoria, o Sindttrul (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira), nesta sexta-feira, será realizada uma votação entre todos os trabalhadores da categoria para decidir se irão aderir à greve geral.

“O objetivo é apoiar a greve geral contra o governo e as reformas da Previdência e Trabalhista”, alegou o presidente do Sindttrul, Valter Barbosa dos Santos. Ainda segundo o presidente, se a greve for aceita pela categoria, deve durar o dia todo, a princípio.

A categoria é uma das mais importantes da cidade. Caso paralisem as atividades, como prometem, podem impactar a população limeirense que depende do transporte público para se locomover.

Além de Limeira, outras cidades terão paralisações, piquetes e atos de rua contra as reformas e o governo federal.

Sair da versão mobile