Duas onças invadiram o recinto dos flamingos no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e causaram a morte de 172 aves na madrugada desta terça-feira (9). Do total de flamingos que viviam no local, apenas 4 sobreviveram ao ataque. Parte deles morreu por causa de um fenômeno chamado de miopatia de captura, em que devido ao estresse, o animal sofre uma parada cardíaca fatal.
A página oficial do Parque informou que foi decretado luto de três dias, durante os quais o local permanecerá fechado ao público. “Neste momento, estamos acolhendo os nossos colaboradores que criaram essa colônia de flamingos desde 1995, quando chegaram aqui os 16 primeiros indivíduos resgatados”, informa a nota oficial. “No Parque das Aves, esses animais encontraram uma segunda chance de vida, recebendo todos os cuidados e atenção da nossa equipe técnica, posteriormente se reproduzindo e gerando a colônia”, explica.
Os flamingos são um dos principais atrativos do Parque das Aves. De acordo com o relato da administração, duas onças do Parque Nacional do Iguaçu, Indira e seu filhote, Aritana, que está aprendendo a caçar, entraram no recinto na madrugada. Nem todos os 172 animais morreram ao ser atacados diretamente pelas onças.
“Essa cicatriz ficará para sempre na história do Parque, porém estamos confiantes de que recomeçaremos a colônia de flamingos e uma nova história. Pedimos a todos que, em respeito ao nosso trabalho, não divulguem informações, imagens, sobre esse acontecimento, que não venham de nossos canais oficiais”, pede a publicação feita pela administração do Parque.