Ícone do site Rápido no Ar

Onça-preta participa de processo para fertilização in vitro em Limeira

Uma onça-preta do Zoológico Municipal de Limeira foi submetida, no dia 16 de junho, a um procedimento de coleta de sêmen. O felino, que tem 10 anos e pesa cerca de 70 quilos, foi selecionado para um programa de fertilização in vitro, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da USP (Universidade de São Paulo). A iniciativa visa a preservação futura da espécie.

A coleta foi realizada no Zoo pelo pesquisador Gediendson de Araújo, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O procedimento, com duração de aproximadamente três horas, seguiu as etapas de preparação de materiais, sedação da onça, coleta de sêmen e recuperação do animal. O material, levado para um centro de reprodução de Itapira, será utilizado para fecundação de óvulos de quatro diferentes onças doadoras.

A ação foi acompanhada pelo chefe do serviço veterinário do Zoológico, Danielo Mazon, pelo médico veterinário do Zoo, Glauber Luiz Puzone, pelo pesquisador do Intituto Corredor das Onças, Jorge Aparecido Salomão Jr, pelo pesquisador canadense, Hernan Baldassarre – McGill University Canadá,e pelo pesquisador Pedro Nacib Jorge Neto, que atualmente realiza mestrado em reprodução animal pelo Departamento de Reprodução Animal (VRA), da FMVZ/USP. “É um procedimento importante para a preservação da espécie que está ameaçada de extinção. Esta será a primeira fertilização in vitro de uma onça-pintada realizada no Brasil”, explicou Puzone.

Conheça mais sobre a Onça-preta
A onça-preta é uma variação melânica da onça-pintada. A coloração amarela, neste caso, é substituída por uma pelagem preta ou quase preta. Dependendo da incidência da luz, percebe-se o mesmo tipo de manchas oceladas encontradas nas onças comuns. A onça-preta e a onça-pintada são da mesma espécie (Panthera onca). As onças melânicas são encontradas no bioma Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.

teste
Sair da versão mobile