Ícone do site Rápido no Ar

Oficinas celebram a consciência negra em Limeira; saiba como se inscrever

Foto: Divulgação / Prefeitura de Limeira

Estão abertas, em Limeira (SP), as inscrições para as oficinas que celebram a Consciência Negra. São oferecidas as oficinas “Cultura Afro-Brasileira: Brasis, Questões Raciais & Cultura Política” e “Arte De Rua & Africanidades”, na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea).

Os interessados devem se inscrever pessoalmente na Emcea, de segunda a sexta, das 9h às 17h30. Pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhadas pelo responsável. As vagas são garantidas por ordem de chegada e finalizam conforme o preenchimento da turma. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3441-5493.

Confira os detalhes:

OFICINAS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

CULTURA AFRO BRASILEIRA

OFICINA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA: “BRASIS, QUESTÕES RACIAIS & CULTURA POLÍTICA – 15 vagas

Coordenação: Maurício Brugnaro Junior.

Período: 07/10 a 25/11 – segundas-feiras – 19h às 21h.

Público-Alvo: Interessados na área, a partir de 14 anos.

A oficina tem como objetivo oferecer aos participantes uma base cultural, social e política sólida e crítica que colabore para a compreensão da realidade contemporânea, tornando-os capazes de identificar, interpretar e criticar fenômenos latentes na realidade brasileira cotidiana. Ao longo da atividade, serão passados os conceitos-chave do vocabulário de estudos sociais, questões históricas ao redor da nação, disputas e movimentos sociais e produção artísticas que versam sobre a temática.

Maurício Brugnaro é graduado em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do laboratório de pensamento político (PEPOL/Unicamp). pesquisador-associado do Núcleo Práxis de pesquisa, educação popular e política/Universidade de São Paulo (USP). Publicou artigos em periódicos científicos e jornais de relevância no debate político.

OFICINA: ARTE DE RUA E AFRICANIDADES – 15 vagas

Coordenação: Amanda de Castro.

Período: 08/10 a 26/11 – terças-feiras – 19h às 21h.

Público-Alvo: Interessados na área, a partir de 14 anos.

A oficina tem o objetivo de provocar a potencialidade do encontro com a diferença, o contato com a memória e a ancestralidade negra, por meio da cultura e da arte, possibilitando as expressões artísticas e a construção de identidade. Serão trabalhados temas e técnicas da arte urbana e da cultura popular, tais como lambe lambe, grafite, escrita criativa e produção artesanal.

Amanda Castro é psicóloga formada pela FHO Uniararas, atua como educadora social e articuladora cultural no CEDECA. Tem experiência com o público de crianças, adolescentes e jovens nos temas sobre saúde mental, cultura e arte urbana. Realiza a Oficina de Bonecas ABAYOMI há 7 anos em espaços públicos, escolas e serviços socioassistenciais. Organiza diversos eventos nesta temática em instituições e universidades.

teste
Sair da versão mobile