Ícone do site Rápido no Ar

Ocorrências com pipas causam 1.537 interrupções de energia na região de Campinas em 2024

Foto: Divulgação

A CPFL Paulista registrou 1.537 interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas em sua rede elétrica na região de Campinas durante o ano de 2024. O número reforça os alertas da companhia sobre os perigos associados à brincadeira, que é popular especialmente entre crianças e adolescentes durante as férias escolares.

Campinas lidera em ocorrências

Entre os municípios da região, Campinas liderou o ranking, com 542 interrupções causadas por pipas, seguida por Sumaré (202) e Hortolândia (146). Esses incidentes não apenas afetam o fornecimento de energia, mas também apresentam graves riscos de acidentes, incluindo choques elétricos fatais.

Confira os municípios com o maior número de ocorrências em 2024:

Riscos e orientações

De acordo com Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia, é fundamental que as pipas sejam soltas longe da rede elétrica. “Procurar campos abertos e evitar o contato com a fiação é essencial para prevenir acidentes. Em hipótese alguma deve-se tentar resgatar pipas presas nos fios”, alerta.

Outro ponto de preocupação é o uso de cerol e linha chilena, materiais que, além de condutores de eletricidade, têm alto poder cortante, podendo romper cabos de energia e aumentar os riscos de choques e interrupções. No Estado de São Paulo, o uso desses materiais é proibido pela Lei Estadual nº 12.192/2006.

Campanha Guardião da Vida

A CPFL Paulista realiza ações educativas por meio da campanha Guardião da Vida, levando palestras a escolas públicas e privadas para conscientizar crianças e adolescentes sobre os perigos de soltar pipas próximo à rede elétrica. As atividades incluem demonstrações lúdicas e informativas, com foco na prevenção de acidentes.

O que fazer em caso de acidentes

Prevenção é a melhor estratégia

A CPFL Paulista reforça a importância de brincar com segurança e de longe da rede elétrica para evitar acidentes e interrupções que impactam a vida de milhares de pessoas. A companhia segue comprometida em conscientizar a população e minimizar os riscos por meio de campanhas e ações educativas.

teste
Sair da versão mobile