A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) anunciou mudanças temporárias na operação do Terminal BRT Mercado, no Centro da cidade, por conta das obras do reservatório de retenção de águas pluviais RS-1. A partir de sexta-feira, 7 de novembro, o atendimento no sentido Centro–bairro será suspenso. Já o sentido bairro–Centro seguirá operando normalmente.
Sete linhas do sistema BRT (BRT10, BRT11, BRT12, BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26) terão seus trajetos ajustados. A medida visa garantir o andamento das obras e manter o transporte público em funcionamento para os cerca de 34 mil passageiros que utilizam as linhas diariamente, segundo dados de setembro.
Novos trajetos e pontos de embarque das linhas BRT
BRT10 e BRT11 (sentido Terminal Central)
As linhas deixam de atender ao Terminal BRT Mercado durante todo o período das obras. O novo trajeto passa pelas vias Jorge Miranda, João Penido Burnier e Senador Saraiva (pista interna). O ponto de embarque será na avenida Senador Saraiva, após a rua Benjamin Constant.
BRT12, BRT20 e BRT25
No sentido bairro, o trajeto inclui as vias Orosimbo Maia (pista externa), Jorge Miranda, João Penido Burnier, Saldanha Marinho e Marquês de Três Rios. Os novos pontos de parada ficam na Orosimbo Maia (próximo à Sacramento) e na João Penido Burnier (ao lado do Terminal Mercado, próximo ao Cotuca).
No sentido Terminal Central, as linhas seguem pelas vias Dr. Mascarenhas, Terminal Mercado (bairro–Centro), João Penido Burnier e Senador Saraiva (pista interna).
BRT21 e BRT26
Ambas as linhas passam pelas vias Dr. Mascarenhas, Terminal Mercado (bairro–Centro), João Penido Burnier e rua Saldanha Marinho.
Mudanças também afetam linhas convencionais
Além do sistema BRT, três linhas convencionais terão mudanças no itinerário: 212 (sentido Terminal Itajaí), 213 e 357 (sentido Rodoviária). As rotas serão desviadas pelas vias Senador Saraiva (pista externa), Benjamin Constant e Andrade Neves.
Novos pontos de parada serão implantados na avenida Benjamin Constant (entre Visconde do Rio Branco e Andrade Neves) e na avenida Andrade Neves (antes da Sebastião de Souza).
Agentes da Mobilidade Urbana e educadores da Emdec estarão nas ruas para orientar os usuários. Faixas informativas também serão instaladas nas proximidades do terminal.
A obra do reservatório RS-1, também conhecido como “Piscinão”, tem como objetivo principal reduzir os alagamentos na região do córrego Serafim, próximo à Praça da Ópera. O projeto faz parte de uma iniciativa de macrodrenagem e será executado de forma subterrânea, permitindo a reabertura da praça para uso público após a conclusão.
Com capacidade de armazenar até 80 milhões de litros de água, o RS-1 teve início em setembro de 2025 e está sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura.
Como consultar os novos trajetos
Cartazes informativos foram distribuídos nos ônibus que operam as linhas afetadas. A Emdec orienta que os usuários consultem o site oficial da empresa (portal.emdec.com.br/consultalinha) para mais detalhes sobre os novos itinerários.
Além disso, aplicativos como Cittamobi, Moovit, Kim e Bus2 estão atualizados com as alterações e permitem acompanhar o trajeto e previsão de chegada dos ônibus em tempo real.

